/

Partidos confirmam convenções no Taboado e apenas 1 fará pela internet

2 minutos de leitura

 

 

Aparecida do Taboado (MS) – Com a promulgação da Emenda Constitucional (EC) nº 107/2020, que adiou as Eleições Municipais 2020, todos os prazos eleitorais previstos para o mês de julho foram prorrogados por 42 dias, proporcionalmente ao adiamento da votação.  Assim, as convenções partidárias para a escolha de candidatos, que aconteceriam de 20 de julho a 5 de agosto – e começaram no dia 31 de agosto, devem ser realizadas até o dia 16 de setembro.

Em Aparecida do Taboado, os partidos políticos já confirmaram as datas das convenções e a maioria deles fará no formato presencial, apenas o Podemos optou pelo encontro virtual, autorizado pela Justiça Eleitoral. As primeiras serão do PDT e do PV, que tem Djalma Furquim e Dr. Paulo como pré-candidatos a prefeito, respectivamente. Ambos realizarão a reunião neste domingo, (6). A do PDT vai acontecer às 13h na redação do Jornal Folha Integração e a convenção do PV, às 17h, no diretório do partido.

Em seguida, haverá a convenção do PSL, marcada para o dia 10 de setembro, às 12h, na rua Dom Aquino Côrrea, 3922, e do Podemos, no dia 11, às 20h30 através do Aplicativo Zoom Reuniões (pela internet).

No dia 12 será a vez do MDB, que tem como pré-candidata Sirlei Melo, a partir das 8h no Centro de Eventos Pantaneiro; e do PSDB, às 14h, na rua Ulisses Medeiros de Figueiredo, 3412. Já no dia 13 será a vez do PTB, do pré-candidato Rodrigo Chapéu, que já anunciou dobradinha com o ex-vereador Jeffinho, do Patriotas; ambas ocorrerão no mesmo dia. Em seguida, no dia 14, o DEM apresentará seus candidatos, às 13h, na rua Presidente Dutra, 4466; no dia 15 deve acontecer a convenção do PP, que tem como pré-candidato o cardiologista Dr. José Lima, marcada para às 14h; e, por fim, o PSD, que não vai lançar candidato à majoritária, e deverá se reunir no dia 16, às 16h, na sede do partido.

Convenção Virtual

Para atender às recomendações médicas e sanitárias impostas pelo cenário de pandemia provocada pelo novo coronavírus, os partidos políticos também poderão realizar as convenções em formato virtual para a escolha de candidatos e formação de coligações majoritárias, bem como para a definição dos critérios de distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). As legendas devem garantir ampla publicidade, a todos os seus filiados, das datas e medidas que serão adotadas.

As agremiações terão autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas que entenderem mais adequadas para as convenções virtuais desde que obedeçam aos prazos aplicáveis nas Eleições 2020 e às regras gerais da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) e da Resolução TSE nº 23.609/2019, com as adaptações previstas quanto à abertura do livro-ata, registro de dados, lista de presença e respectivas assinaturas.

Em Aparecida do Taboado, apenas o Partido Podemos confirmou o novo modelo e fará a convenção com o auxílio do aplicativo Zoom Reuniões. Para saber mais vá até o campo de busca no site e procure por convenções partidárias.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog