/

Biometria não será obrigatória na eleição deste ano

1 min de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Evitar aglomeração é o principal motivo para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter vetado o usado da biometria no processo eleitoral deste ano. A explicação foi dada pelo presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, no mês passado, em sua conta no Twitter.

Segundo ele, identificar o eleitor pela digital leva 70% mais tempo, o que poderia gerar aglomeração no dia da votação. Além disso, o leitor biométrico estraga em contato com álcool em gel, produto de higienização usado para evitar a disseminação da Covid-19.

Com isso, Aparecida do Taboado terá 18.835 eleitores aptos a votar este ano. No município, a revisão biométrica terminou no dia 7 de junho e cerca de 2.652 eleitores ficaram ser fazer o cadastramento, e teriam o título eleitoral cancelado; o número representa 15,8% do eleitorado no município.

A medida é mais uma adotada no país para garantir a segurança de eleitores e mesários diante do novo coronavírus. Por causa da pandemia, o adiamento do pleito foi aprovado pelo Congresso e, agora, o primeiro turno será realizado neste domingo, de 15 de novembro, e o segundo – em municípios que se fazem necessário – em 29 de novembro. Originalmente, o primeiro turno ocorreria no dia 4 de outubro e ou segundo, no dia 25 do mesmo mês.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog