Aparecida do Taboado (MS) – Após autuar uma fábrica de ração em Aparecida do Taboado por lançamento indevido de efluentes líquidos e sólidos no solo em setembro, a Polícia Militar Ambiental recebeu novamente na última quarta-feira (23), uma denúncia de que a empresa retornou a lançar efluentes diretamente ao solo.
Após a denúncia, uma equipe foi até o local e constatou que os rejeitos contaminantes (óleo), resultado da fabricação de ração animal, obtida pelo processo de extrusão do cozimento de carcaças de peixe, eram lançadas novamente ao solo, com riscos de contaminação do lençol freático.
Diferente da primeira vez em que os resíduos erram lançados em uma escavação, desta vez, eles eram lançados na superfície do solo, contrariando a Licença Ambiental expedida pelo órgão ambiental à empresa.
Segundo informações da polícia, o diretor da indústria foi notificado a remover todo o material contaminante e a regularizar um sistema adequado de tratamento dos efluentes.
Desta vez, a fábrica foi autuada administrativamente e multada em R$ 12.000,00. Os responsáveis também poderão responder por crime ambiental de poluição, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, além de terem sido notificados a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada, junto ao órgão ambiental.