Aparecida do Taboado (MS) – Em boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na tarde desta quarta-feira (31), o município registrou 118 casos que estão em investigação para a confirmação do Covid-19.
Desde o início da pandemia em Aparecida do Taboado, o número de casos em investigação é um dos maiores já registrados no boletim. Segundo a secretária de saúde, Daiane Pupin, o número elevado cresceu devido a alguns fatores.
Ao Costa Leste News, ela citou que o primeiro deles é a semelhança entre os sintomas de dengue e coronavírus, “alguns sintomas acabam parecendo com uma possível dengue, e não sabemos o que é da fato, e por isso, a gente acaba testando essas pessoas para ter o diagnóstico correto”, explicou.
Outro fator citado por Daiane, é o aumento da procura do laboratório que analisa os exames em Campo Grande-MS, o Lacen, que atualmente está sobrecarregado e não consegue entregar o resultado em até 48 horas como era feito anteriormente.
“Hoje nós realizamos um exame chamado RT-PCR que é enviado para o laboratório em Campo Grande, e com a grande procura, o Lacen tem dificuldade de enviar os resultados com o prazo de antes. Então, se antes a pessoa recebia o retorno em até dois dias, hoje ela recebe em até cinco e por isso ela ainda continua em investigação”, disse.
Aparecida do Taboado registra atualmente 1.886 casos confirmados da doença.