/

Prefeitura prepara ações para a campanha ‘18 de Maio’ contra a exploração sexual infantil

3 minutos de leitura

A Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado, por meio da Secretaria de Assistência Social, já está preparando as ações que vão nortear a campanha ‘18 de Maio’ este ano, que marca o “Dia de Luta Contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Em razão da pandemia do novo coronavírus, esse ano a campanha vai acontecer nas redes sociais da Prefeitura e nos grupos de WhatsApp formado pelas escolas municipais, durante todo o mês de maio. Entretanto, a programação será aberta nesta terça-feira, dia 18, às 9h, com uma carreata que percorrerá as principais ruas e avenidas da cidade alertando para o assunto.

Com o tema “Faça Bonito”, todos os órgãos vinculados à Secretaria de Assistência Social (CRAS, CREAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Casa Abrigo e Conselho Tutelar) trabalharão a importância de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Segundo a secretária de Assistência Social, Ariadne Queiroz, a equipe da pasta vai colocar faixas com o tema da campanha em pontos estratégicos da cidade, tentando abranger todas as regiões de Aparecida do Taboado para atingir o maior número de pessoas possível. “O nosso objetivo é mobilizar a sociedade, principalmente durante a pandemia, quando as crianças estão mais vulneráveis, e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

esde já, quero agradecer a todos os envolvidos na campanha, servidores públicos, Poder Judiciário, direção escolar e professores. Precisamos estar unidos para lutar pelas nossas crianças e adolescentes”, disse ela.

Ariadne ainda fez questão de lembrar que existe o “Disque 100”, um serviço gratuito para qualquer cidadão fazer denúncias contra exploração sexual de crianças e adolescentes. O serviço funciona 24 horas, nos sete dias da semana, para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Denuncie!

18 de Maio
Neste dia, em1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de Maio foi instituído como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

O que é violência sexual?
É a situação em que a criança ou o adolescente é usado para o prazer sexual de uma pessoa mais velha. Ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não. É uma violação dos direitos sexuais das crianças e adolescentes porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

Abuso x Exploração
A violência sexual pode ocorrer de duas formas distintas. Abuso sexual é qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente em que o adulto que possui uma posição de autoridade ou poder, utiliza-se dessa condição para sua própria estimulação sexual, da criança ou adolescente, ou ainda de terceiros, podendo ocorrer com ou sem contato físico. Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. São quatro formas em que ocorre a exploração sexual: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.

Prevenção
A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog