/

Aparecida do Taboado registra primeiro caso de Influenza H3N2

1 min de leitura

Aparecida do Taboado já registra um caso de Influenza H3N2 e outro suspeito, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, enquanto Mato Grosso do Sul chegou a 91 pessoas infectadas, de acordo com boletim epidemiológico.

No município, o primeiro caso foi confirmado no dia 29 de dezembro e trata-se de uma mulher de 90 anos, que apresenta todas as vacinas, exceto a contra a Influenza. Já o caso suspeito foi apresentado nesta terça-feira (04), sendo de outra mulher de 89 anos, cujo exame foi enviado ao Lacen de Campo Grande.

No Estado, além dos 91 casos de H3N2 já confirmados, foram registradas cinco mortes por influenza, sendo o último óbito de uma mulher de 71 anos, moradora de Dourados, que faleceu no dia 31 de dezembro.

Vacina

Em Aparecida do Taboado, as vacinas são disponibilizadas para maiores de 06 meses que ainda não tomaram a vacina contra a gripe.

A vacinação ocorre em todas as Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), das 07h às 10h30 e das 13h às 16h30. Para vacinar, não se esqueça da carteirinha de vacinação!

Sintomas

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.

O período de incubação dos vírus influenza é geralmente de 2 dias, variando entre um e quatro dias. Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática, até formas graves.

A doença tem início, em geral, com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar, quadro que também pode ser desenvolvido com a Covid-19, além de outras viroses respiratórias. (Com informações Portal do MS)

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog