Na sala de reuniões da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul, na manhã de 21 de março, ocorreu um encontro entre prefeitos e representantes dos municípios do Santa Fé do Sul, Jales, Urânia, Três Fronteiras, Rubinéia e Aparecida do Taboado, oportunidade em que aprovaram a criação de um Núcleo Técnico para conduzir o projeto do Trem Turístico na região.
O tema da reunião foi a criação do Conselho que formará um núcleo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF – e para discutir as funções do Conselho e dos conselheiros, que terá três representantes de cada município, visando agilizar a implantação do Trem Turístico Rumo à Nascente Rio Paraná, além de dar todo respaldo para a aquisição e operação do maquinário.
A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária é uma entidade civil sem fins lucrativos de cunho histórico, cultural e educativo. A missão da ABPF é promover o resgate e a conservação do patrimônio histórico ferroviário brasileiro, disponibilizando os bens à visitação pública, desde que a conservação do bem não seja colocada em risco.
“Com a vinda do trem turístico para nossa região, serão atraídos turistas, contribuindo com geração de recursos e tornando ainda mais conhecida nossa cidade, como também, o que temos de mais belo, que é a nascente do Rio Paraná”, disse o vice-prefeito Tenente Ávila.
“A criação de um núcleo da ABPF é um passo importante para o projeto. A vinda de um Trem Turístico para a nossa região, com isso, ganha força, além de receber a credibilidade de uma instituição que já representa diversos trens turísticos no país”, ressaltou o prefeito Evandro Mura.
Estiveram presentes o prefeito de Santa Fé do Sul, Evandro Mura; o secretário de Cultura e Turismo de Santa Fé, Márcio Adalto; o secretário de Administração e Planejamento, também de Santa Fé dos Sul César Melo; o vice-prefeito de Aparecida do Taboado, Tenente Cosme Lescano de Ávila; a Diretora de Turismo do Taboado, Mônica Porto; Markos Fernando (fotógrafo); o prefeito de Urânia, Márcio Arjol; a vice-prefeita, Marynilda Cavenaghi Nacca; entre outros representantes dos municípios que fazem parte do Conselho.