Aparecida do Taboado (MS) – Na manhã desta segunda-feira (16) ocorreu mais uma reunião ordinária da Câmara Municipal e entre os assuntos tratados, foram destaques as indicações apresentadas pelos vereadores.
Carlinhos do Lageado
O vereador José Carlos da Conceição Santos (PSDB), indicou ao prefeito que seja executada a sinalização das estradas rurais do município, mais precisamente com a colocação de placas denominativas das estradas e regiões.
Ao usar a tribuna o vereador solicitou ao poder executivo que construa outro quebra-molas na Av. Orlando Mascarenhas Pereira, nas imediações do fórum para substituir o que foi retirado na manhã desta segunda-feira, para evitar acidentes no local.
Sobre o cascalhamento da MS 316 (estrada da lagoinha) agradeceu a todos os proprietários de fazendas que estão doando cascalho e disse que o serviço está avançando a contento e com qualidade.
Carrapicho
Gilberto Pereira (PODEMOS), apresentou indicação solicitando ao prefeito a execução dos serviços de varrição das ruas do bairro Vila Barbosa e Loteamento Cidade Nova, ao menos uma vez por semana.
Na tribuna o vereador disse que em vários bairros se faz necessário melhorar o serviço de varrição de ruas, pois há muitas folhas e muito lixo nas ruas da cidade.
Reivindicou, também, por meio de indicação, a execução de serviço de tapa buracos em toda a extensão da Rua Pará.
Outro pedido apresentado pelo vereador foi referente a execução de serviço de tapamento de buracos no cruzamento da Rua Princesa Izabel e Rua dos Pioneiros, localizadas no bairro Jardim Wilson Lucas de Oliveira.
Comentou sobre um pedido que fez para a execução de um quebra-molas no bairro cidade nova, disse que está “pegando” nos carros e já solicitou que a secretaria de obras visite o local e faça a correção necessária.
Taturana
Luis Fernando Oliveira da Silva (PSD), pediu ao prefeito a viabilização de recursos para a reforma das Unidades de Saúde da Família – ESFs.
Outro pedido apresentado ao prefeito foi com referência a viabilização de recursos para a execução de rede coletora de esgotos em todos os bairros da cidade.
Marcinho da Saúde
Marcio Garcia Galdino – (PP) se colocou à disposição dos professores municipais na causa que defendem referente ao piso salarial nacional e disse que nos dezessete anos que atua como servidor municipal não viu uma gestão tão arbitraria, autoritária e prepotente quanto a atual para com os servidores públicos.
Disse que sabe de situações de servidores que cobram, são ameaçados e transferidos e disse que aqueles que tiverem passando por esta situação pode procura-lo e se tiver que acionar o Ministério Público se propõe a representar esses servidores. “Aos amigos do rei, os favores da lei, aos inimigos do rei o rigor da lei”, disse.
Para o parlamentar a mudança do horário da sessão para o período da manhã melhora o atendimento à população que pode encontrar o vereador na sede da Câmara no primeiro dia da semana para a presentarem as suas reivindicações.
Outro avanço apontado pelo vereador foi a determinação de que os projetos do executivo devem ser protocolados na secretaria da casa na sexta-feira o que dará tempo para o vereador analisar e informar a população.
Segundo o vereador, está faltando medicamentos para a população e logo após a sessão visitaria a farmácia do município para averiguar a situação e conhecer o motivo da dificuldade de entregar medicamentos.
Vagner Panela
Vagner Lopes Martiniano de Aquino (PDT), agradeceu a Deputada Estadual Mara Caseiro pelos atendimentos destinados ao município, que inclusive fez indicação pedindo a recuperação da MS 316, e disse que a luta continua em busca da pavimentação da rodovia.
Voltou a cobrar a construção de quebra-molas na entrada da cidade, no acesso a ponte rodoferroviária para garantir mais segurança naquele local.
Pediu ao executivo providências em relação a academia que está fechada sem atender a população, segundo ele é um patrimônio público que não pode continuar na situação que está.
Sobre o contrato com a SANESUL que está vencido solicitou pediu ao prefeito que busque uma forma de solucionar esse impasse para evitar mais prejuízos à população.
Jucleber Bim
Jucleber da Silva Queiroz (PTB) comentou manteve contato com a representante da SOS São Francisco que realiza um trabalho voluntário no município cuidando de animais disse que participaram de uma audiência com o prefeito que foi bastante produtiva na busca de uma solução para esse assunto de saúde pública, com a castração de animais.
Agradeceu à administração municipal pela construção da calçada ao lado do Módulo Esportivo o que na sua opinião ficou bonito e iluminado, entretanto disse que a iluminação da cidade está deixando a desejar e solicitou que a administração municipal disponibilize o servidor para identificar onde é necessário a substituição de lâmpadas para melhorar os serviços.
Solicitou que o chefe do executivo busque forma de atender as reivindicações dos professores e as legítimas reivindicações e de todos os servidores.
Comentou sobre reclamações de mau atendimento por parte de alguns funcionários da FESAT, onde os pacientes devem ser bem atendidos, segundo o vereador.
Por fim, disse também sobre agência transfusional que segundo ele, precisa começar a operar, nesse sentido está levantando custo de manutenção visando viabilizar o que for necessário para o atendimento à população.
Foram aprovados por unanimidade quatro projetos do executivo municipal
Projeto de lei (nº 13) que institui regime de previdência no âmbito do município, fixa o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões pelo regime de previdência de que se trata o art. 40 da constituição federal; autoriza a adesão a plano de benefícios complementar.
Projeto de lei (nº 14/2022), dispõe sobre a criação do calendário oficial de eventos turísticos de interesse público de Aparecida do Taboado.
Projeto de lei (nº 16/2022), altera a lei municipal nº 429 de 29 de junho de 1990, para dispor sobre a cessão de servidores públicos da administração direta e indireta do município para outros órgãos ou entidades públicas.
Projeto de lei (nº 019/2022), modifica dispositivo da lei municipal nº 1.133, de 27 fevereiro de de 2007.