/

Eduarda de Inocência é vice-campeã do Desafio Estadual das Merendeiras

2 minutos de leitura

Na noite desta sexta-feira (24), a sede do Sebrae/MS, em Campo Grande, foi palco para a cerimônia de premiação do 1º Desafio Estadual das Merendeiras. Em um momento de celebração, a instituição, em parceria com o Sistema Fecomércio, por intermédio do Senac, reconheceu as três melhores receitas inscritas na competição.

O prato que garantiu o primeiro lugar na disputa foi “Torta de Frango da Vera”, feito por Vera Lúcia Marcelino Pinto, merendeira de Ribas do Rio Pardo; já a vice-campeã foi a receita “Carne de panela com batata caramelizada”, elaborada por Eduarda Moura Godoi, merendeira de Inocência e, por fim, em terceiro lugar ficou o prato “Macarrão com carne e legumes” inscrito por Selma da Silva, merendeira de Chapadão do Sul.

Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras municipais, a competição reuniu, no total, representantes de 20 municípios de Mato Grosso do Sul, campeões das etapas municipais promovidas de fevereiro a junho deste ano.

Para participar do desafio, cada um elaborou uma receita a partir dos critérios exigidos pelo edital: Não foi permitido o uso de alimentos ultraprocessados, foi preciso utilizar a carne bovina ou de frango como proteína principal e incluir, no mínimo, três itens da agricultura familiar produzidos pelos produtores locais.

De acordo com o diretor-superintendente em exercício do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, a ação veio com a proposta valorizar os profissionais que preparam a refeição dos estudantes e possibilitar a aquisição de conhecimento, pois nas etapas municipais, foi promovida uma capacitação antes da seleção das receitas, que contemplou mais de 800 profissionais. Outro ponto importante é a promoção do fortalecimento da agricultura familiar.

O primeiro momento da etapa estadual aconteceu durante a manhã, no prédio do Senac Turismo e Gastronomia, onde os participantes que se destacaram em cada município fizeram a preparação dos pratos e os apresentaram ao comitê de avaliação. Composto por cinco avaliadores, o comitê contou com a presença de Rafa Gomes – chefe campeão da edição de 2018 do programa MasterChef, além de nutricionistas convidadas e de chefes destaques em Mato Grosso do Sul, como Arthur Coelho e Marcílio Galeano.

Participaram da etapa estadual representantes de Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Jardim, Inocência Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos.

As merendeiras vencedoras receberam como premiação um troféu; um voucher para passar um final de semana em Bonito com acompanhante; e uma experiência gastronômica com o chefe Paulo Vasconcelos. Além disso, a grande campeã ganhou uma bolsa de estudos para cursar Gastronomia, oferecida pelo Senac, e recebeu uma batedeira planetária. As outras duas vencedoras também ganharam um equipamento diferente que irá auxiliar na elaboração de novas receitas: quem garantiu o segundo lugar recebeu um liquidificador multifunção e, por fim, a merendeira que ficou em terceiro lugar foi premiada com um jogo de facas. 

2º lugar: Inocência – Eduarda Moura Godoi foi a merendeira que garantiu o segundo lugar na etapa municipal com a receita “Carne de panela com batata caramelizada”. “É um prato que remete ao sabor de infância, sempre feita com todo amor e carinho pela vovó, levei um pouquinho desse amor para as crianças e elas realmente adoraram”, comentou Eduarda. A merendeira afirma que está feliz em participar do Desafio e se sente realizada como profissional. “Minha profissão é mágica! Através do alimento podemos expressar nosso amor, por isso cozinhar é tão gratificante. Com poucos ingredientes, somos capazes transmitir sentimentos”, ressaltou.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog