O Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde e Fundação Estatal de Saúde – FESAT continua trabalhando para zerar a fila de espera para cirurgias eletivas no município, e isso está ocorrendo desde que a Administração aderiu ao Programa Opera MS, que faz parte da nova etapa da Caravana da Saúde, promovida pelo Governo do Estado.
Além das cirurgias eletivas realizadas pelo Programa Opera MS, outras são feitas diretamente pela FESAT incluindo cirurgias de urgência e partos.
Os pacientes que tem indicação para realizar as cirurgias são encaminhados através das Estratégias de Saúde da Família (ESF) e já na FESAT realizam consultas com médicos anestesistas, cardiologistas e exames pré-operatórios.
Além das cirurgias, a FESAT realiza atendimento em urgência e emergência todos os dias. Desde o início do ano de 2022 já foram realizados mais de 20 mil atendimentos.
Neste mês de julho, até o dia 25, mais de 170 cirurgias foram realizadas, dentre elas: Colecistectomia (retirada da vesícula biliar), histerectomia (retirada do útero), postectomia, vasectomia, herniorrafias, catarata e cirurgias de urgência. Quanto aos partos normais e cesarianas, o total de 1 de janeiro a 27 de julho de 2022 são 199, sendo 137 cesáreas e 62 partos normais.
CIRURGIAS DE CATARATA – Das 170 cirurgias realizadas no mês de julho, 100 delas foram feitas nos dias 25, 26 e 27 de julho através do mutirão de cirurgias de catarata. Os pacientes já passaram por consultas pré-operatório, tendo essa ação o objetivo de reduzir as filas de espera de cirurgias eletivas paralisadas.
Aparecida do Taboado é uma das cidades que mais opera através do programa implantado pelo Governo do Estado, entre todos municípios que estão pactuados neste projeto. “Com esse incentivo do Governo do Estado, estamos dando um salto na nossa saúde e conseguiremos atender a todos, deixando de existir fila reprimida como existia no início da atual gestão”, disse o Prefeito José Natan.