Foi confirmado nesta quarta-feira (17), durante coletiva de imprensa realizada pela Secretaria Municipal de Saúde o primeiro caso confirmado de “varíola dos macacos” em Aparecida do Taboado.
O primeiro confirmado é um homem de 31 anos que estava com suspeita da doença desde a semana passada e já permanecia em isolamento domiciliar e monitorado pela equipe municipal de saúde. Os exames de confirmação foram realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, no Rio de Janeiro.
A Secretária Municipal de Saúde, Daiane Pupin, informou que o paciente se encontra bem e que não teve complicações durante o isolamento domiciliar e assegurou à população que o município possui estrutura para manter os pacientes em isolamento hospitalar, caso apareça novos suspeitos com complicações.
Alguns cuidados devem ser tomados, como o uso de máscara, evitar aglomeração, lavar e higienizar as mãos com álcool 70% em forma de prevenção.
Sintomas: Erupções cutânea ou lesões de pele; Adenomegalia – Linfonodos inchados (ínguas); Febre; Dores no corpo; Dor de cabeça; Calafrio; Fraqueza.
A principal forma transmissão da varíola dos macacos ocorre por contato direto pessoa a pessoa (pele, secreções) e exposição próxima e prolongada com gotículas e outras secreções respiratórias. Ainda conforme o Ministério da Saúde úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infectantes, o que significa que o vírus pode ser transmitido por meio da saliva. A infecção também pode ocorrer no contato com objetos recentemente contaminados, como roupas, toalhas, roupas de cama, ou objetos como utensílios e pratos.
Para conferir a transmissão ao vivo realizada pelo Costa Leste News, clique aqui.
*Com informações Campo Grande News e Prefeitura Municipal