A Coordenadoria de Controle de Vetores de Aparecida do Taboado, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira, 06, uma força tarefa em vários bairros da cidade, com foco na limpeza de quintais e terrenos baldios, a fim de liminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
De acordo com a secretária Daiane Pupin, este trabalho de rotina é muito importante, especialmente neste período de chuvas, para diminuir e até erradicar os casos de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya no Município.
“A guerra contra o mosquito é feita com trabalho de limpeza. A prevenção mais eficaz é manter quintais, terrenos e ruas sem o acúmulo de entulhos formados por lixo que acumulam água das chuvas ou restos de materiais de construção”, explicou a secretária.
No último quadrimestre (Maio, Junho, Julho e Agosto), a Coordenadoria de Controle de Vetores contabilizou 26.256 visitas em imóveis e 84 visitas em pontos estratégicos, com 0,43% de índice de infestação do Aedes Aegypti e 0,23% de infestação Aedes Albopictus; registrando 121 casos notificados de Dengue. Com isso, foram tratados 140 quarteirões com bloqueio.
Além deste balanço, a Coordenadoria de Controle de Vetores ainda é responsável pelo recolhimento de pneus inservíveis no Município. Neste período, foi realizado um carregamento com cerca de 24 toneladas que foram enviadas para a reciclagem.