A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida do Taboado inicia na próxima semana, no Módulo Esportivo “Wilfrides Alves Martins”, a partir das 7h, a realização de Treinamento Funcional para toda a população aparecidense que se interessar. Os treinos ocorrerão semanalmente às segundas, quartas e sextas-feiras.
Às inscrições e primeiras aulas terão início no próximo dia 31 de outubro, também no Módulo Esportivo, com as educadoras Bruna da Silva Rissi, Daniela Iseri e Márcia Rodrigues de Queiroz Ferreira da Silva. Segundo elas, até mesmo pessoas com idade acima de 20 anos com comorbidades não tão agravantes poderão participar, pois o trabalho será em grupo.
O objetivo do Treinamento Funcional é potencializar e transformar a capacidade de realizar atividades diárias. Portanto, o mesmo não se resume apenas a um músculo específico, é sobre a totalidade. Por exemplo, quando você pula cordas você não está utilizando apenas os músculos da perna. Na verdade, o processo é mais complexo: você está utilizando seu sistema nervoso, cardiovascular, respiratório, entre outras vertentes. E aprender a se adaptar a esse processo ao longo da vida é fundamental. Afinal, os exercícios funcionais mudam conforme nossa idade e necessidades.
Para a educadora física Bruna Rissi, uma das responsáveis pela atividade, “o Treinamento Funcional, que envolve ações de puxar, empurrar, estabilizar, levantar, agachar, arremessar, correr ou saltar, é usado para fazer do corpo uma ferramenta que produza movimentos mais eficientes, melhorando a performance e prevenindo lesões, em um processo de aprendizado, desafio e evolução constante, e sem contar que promove o emagrecimento de maneira saudável”, avaliou.
Vale ressaltar que qualquer pessoa pode se beneficiar das vantagens físicas do treinamento funcional. Por isso, o programa tem como base duas modalidades:
Alta intensidade: só para se ter uma ideia, os soldados dos EUA implementam esse tipo de treinamento funcional. O programa, portanto, foi desenvolvido para aperfeiçoar a preparação física em uma variedade de situações.
Baixa densidade: essa opção é ideal para idosos e pessoas que desejam apenas manter a boa saúde. Ela auxilia a manter o estilo de vida saudável, melhorando força, resistência, agilidade, equilíbrio entre outros fatores.