Funcionários da Secretaria de Obras e Manutenção da Prefeitura de Selvíria assistiram na manhã desta quinta-feira (10), no Cento Administrativo, de uma palestra sobre stress com o fisioterapeuta paranaense Paulo Teixeira de Almeida. O prefeito José Fernando Barbosa dos Santos e o secretário de Obras e Manutenção, Alessandro Batista Leite, o Sandrão, também participaram.
O fisioterapeuta abriu a palestra falando que “normalmente o bate papo, a respeito desse mal que assola a grande maioria da população, é uma palestra sobre stress num contexto geral, stress, cansaço, esgotamento físico, tensão nervosa, circulação sanguínea, enfim, sequelas do stress no dia a dia”, alertando que normalmente não é percebido pela pessoa atingida que só se dá conta e admite, depois que familiares, um amigo, uns colegas começam a comentar.
Segundo o fisioterapeuta Paulo, o stress pode se desencadear com uma ansiedade, com um transtorno excessivo, compulsivo e evoluir para outro tipo de patologia, mas tudo começa com uma simples ansiedade e se não cuidar o indivíduo acaba numa depressão profunda “que é hoje o último estágio dessa carga de stress que denominamos de exaustão”.
Sobre os tratamentos, o fisioterapeuta explicou que prefere optar pelo tratamento mais saudável, como as atividades físicas onde o cérebro libera mais substâncias como adrenalina, endorfina e, principalmente, serotonina que é a substância que determina em cada indivíduo a condição de humor, de alegria e de felicidade.