/

Professora de Inocência publica três livros e realiza resgate histórico-cultural no Município

2 minutos de leitura

A Autora

Maria Helena Molinero de Sousa, natural de Uberaba, Minas Gerais, nascida em 22 de setembro de 1949, hoje com 73 anos, é descrita no seu livro Corações Expostos como: “professora, esposa, mãe, avó, irmã, tia, prima, amiga, colega e apaixonada por nossa cultura”.

Filha de família humilde, desde pequena teve o desejo de ser professora. Cursou o magistério, graduou-se em Letras e fez especialização em Língua Portuguesa. Atuou por mais de 36 anos como professora. Casada com um conhecido cidadão de Inocência, o Engenheiro Pedro Edson de Sousa, há 45 anos, Maria Helena tem 4 filhos: Danusa, Larissa, Sabrina e Matheus; e 4 netas: Maria Eduarda, Ana Clara, Amanda e Bianca. Amante das Artes, atuou como Diretora de Cultura em Inocência entre os anos de 2010 e 2016. (A Indomável Força do Amor, 2021)

A obra

Seus livros vieram da experiência de sala de aula, pois os alunos gostavam de livros que fossem “finos” e com as letras grandes, pois eram mais fáceis para ler. Seus três livros tem uma média de cinquenta páginas, são uma leitura fluida e prazerosa, e uma oportunidade para retomar o hábito de leitura.

A paixão, que Maria descreve em seu livro, foi a motivadora para escrever 3 livros, o primeiro Inocência tem História, o segundo A Indomável Força do Amor, e o seu último Corações Expostos, retratando desde a cultura da comunidade local onde vive até o mais íntimo dos sentimentos de uma mãe.

“Uberabense de nascimento e inocenciense de coração, bendita terra onde encontrei o lugar ideal para viver com minha família”, através desse registro em um de seus livros podemos entender a motivação para escrever seu primeiro livro: Inocência tem história – 50 anos com você, que é um projeto de pesquisa documental e memorial de Inocência, realizado em 2013 quando a mesma atuava no departamento de cultura do município.

O livro foi fruto da comemoração dos cinquenta anos de emancipação político-administrativa do município, e visou mostrar e valorizar a conhecida Cidade Romance.

Já com mais experiência, e com um viés mais romântico, seu segundo livro A Indomável Força do Amor – Meu Presente de Deus, publicado em 2021, é descrito como “uma oração de agradecimento a deus, em forma de livro”. Na contracapa do livro a autora descreve o mesmo como “a batalha de sobrevivência pela vida, de uma criança que nem sua própria mãe biológica acreditava na caminhada pela vida”.

Sua última publicação, de 2022, Corações Expostos – Coletânea de Poesias, Contos e Crônicas, é um apanhado de textos resultantes do “1º Concurso Inocência de Literatura”, que aconteceu em 2010, que foi um projeto da então Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, conduzida na época pelo mesmo Secretário atual, Alaerte Modesto. O livro é composto por crônicas, poesias e contos, produzidos por habitantes de Inocência, por isso o nome Corações Expostos, sendo uma exposição dos sentimentos dos residentes de nossa terra.

Onde adquirir?

Os livros estão disponíveis para serem adquiridos na loja “Dona Barata” em Inocência, e os dois últimos, publicados pela editora ‘Autografia’, estão disponíveis no site da editora para compra online www.autografia.com.br.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog

Isso vai fechar em 0 segundos