Aparecida do Taboado (MS) – Como uma forma de homenagear mulheres aparecidenses que atuaram positivamente na comunidade, a Câmara Municipal realizou na noite desta quarta-feira (08) a sessão solene para entrega do prêmio “Mulher Cidadã- Eleonora Camargo Queiroz” para três mulheres.
As indicadas para o prêmio foram a SD QBMP-1ª Sarah Oliveira Silva Sarti, indicada pelo vice-prefeito, Ten. Ávila, pelo comandante do Corpo de Bombeiros, Ten. Raimundo e pelo presidente do Rotary Club, Rodolfo Nogueira; e as aparecidenses Ivone da Silva Muniz e Ângela Soares de Aguiar (post-morten) indicadas pelo vereador Moysés Chama.
Durante seu discurso, o vereador responsável pelas duas indicações, Moysés Chama exaltou a dupla jornada das mulheres que muitas das vezes trabalham fora de casa e ainda são responsáveis pelos afazeres domésticos.
“Não podemos esquecer que esta data é um ato político também para reconhecimento de igualdade de gênero e existem algumas perguntas que ainda devem ser questionadas e que acho que fazem parte da transformação da sociedade. Por que ainda existe tão poucas mulheres na política? Por que as mulheres ganham em torno de 20% a menos que os homens no Brasil? Por que as pessoas ainda pensam que as tarefas de casa ainda são funções das mulheres?”, completou.
Além das homenageadas pelo prêmio “Mulher Cidadã”, outras mulheres que estavam presentes na sessão também foram lembradas e receberam flores.
A solenidade ainda teve a participação das cantoras Priscila Cardoso que homenageou Ivone Muniz cantando a música “Maria Maria” e Débora Santiago que cantou a música “Lei da Vida” para homenagear Ângela Soares.
Ao final, os vereadores ofereceram um coquetel às homenageadas, às suas famílias e a todos os presentes.
Conheça as homenageadas:
Ângela Soares de Aguilar (post-morten)
Nasceu em 15 de janeiro de 1960, casou-se em 1988 com Carlindo Ferreira dos Santos, mãe de João Ricardo e Alex Aguilar. Se formou pela Faculdade de Urubupungá em Libras e também pela UNIFUNEC em Pedagogia e se especializou em Ensino Especial.
Participou dos movimentos religiosos, sociais e de caridade como: Grupo de Oração da Igreja Católica, Grupo Mulheres em Movimento Mudam o Mundo, foi presidente do Conselho Municipal de Saúde e trabalhou na Casa da Hospitalidade São João de Deus.
Ivone da Silva Muniz
Nasceu no dia 06 de abril de 1950 em Aparecida do Taboado, é filha de João Antônio da Silva e Amélia Eulalia Faria. Se casou com Antônio Theodoro Muniz e teve três filhos, Alessandro, Hebert e Francisfabia.
Possui histórico de participações na política, sendo eleita vereadora constituinte em 1987. Além da política, Ivone também possui extensa participação na comunidade através de trabalhos sociais e atualmente faz parte da diretoria do Albergue Noturno como conselheira fiscal e integra o Departamento Feminino da Fraternidade 24.
Sarah Oliveira Silva Sarti
Faz parte do quadro de bombeiros militar de Aparecida do Taboado e desempenha funções primordiais em algumas das ações realizadas pelos militares como, doação de brinquedos para instituições sociais, arrecadação de roupas para doação no inverno de 2022, treinamento de primeiros socorros aos educadores da APAE, visita social para as crianças da APAE, distribuição de brinquedos para as crianças durante o Papai Noel Bombeiro e ações de conscientização para mulheres durante a campanha do Outubro Rosa.
Sarah não esteve presente na cerimônia por motivos pessoas e receberá o prêmio posteriormente.