De acordo com a secretária Daiane Pupin, este trabalho de rotina é muito importante para diminuir os casos de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya no município.
“A guerra contra o mosquito é feita com trabalho de limpeza. A prevenção mais eficaz é manter quintais, terrenos e ruas sem o acúmulo de entulhos formados por lixo que acumulam água das chuvas ou restos de materiais de construção”, explicou a secretária.
No primeiro quadrimestre de 2023, o controle de vetores contabilizou 25.473 visitas em imóveis e 88 visitas em pontos estratégicos, com 3,60% de índice de infestação do Aedes Aegypti e 0,91% de infestação Aedes Albopictus, registrando 104 casos notificados e 02 óbitos em investigação de dengue. Com isso, foram tratados 106 quarteirões com bloqueio.
Além deste balanço, a coordenadoria de controle de vetores ainda é responsável pelo recolhimento de pneus inservíveis no município. Neste período, foi realizado um carregamento com cerca de 24 toneladas que foram enviadas para a reciclagem.