A Câmara Municipal de Aparecida do Taboado, em sessão ordinária realizada no dia 21 de agosto, apresentou uma Moção de Congratulações ao Setor de Investigações Gerais (S.I.G.) da Polícia Civil de Aparecida do Taboado – MS, ao Núcleo Regional de Inteligência (N.R.I.) de Paranaíba-MS e à Delegacia de Homicídios de São José do Rio Preto – SP, por prontamente atenderem e solucionarem o caso de sequestro de uma criança ocorrido em Aparecida do Taboado.
Justificando, os parlamentares justificaram que “a comunidade aparecidense vivenciou momentos de comoção ao tomar ciência de que uma criança havia sido sequestrada em nossa cidade, deixando uma família em desespero.
O sequestro se deu na madrugada do dia 23 para 24 de julho de 2023, conforme o Boletim de Ocorrência nº 718/2023 da Polícia Civil de Aparecida do Taboado, que versa sobre o crime de Sequestro e Cárcere Privado, Lesão Corporal Dolosa, Ameaça e Dano praticado por Vinicius Carvalho do Nascimento.
Como relatado, Vinicius, desobedecendo ordem judicial quanto ao seu afastamento (Medida Protetiva de Urgência), chegou na casa de sua ex-convivente, arrombou a porta da sala, adentrou a residência e começou a agredi-la na frente de seus dois filhos de 06 anos de idade e 10 anos de idade. Vinicius desferiu vários socos no rosto, costas e abdômen de vitima e logo depois a agarrou e de posse de uma faca cortou parte de seu cabelo. Além disso, ele quebrou vários moveis da casa como televisor, rack, geladeira, fogão e uma prateleira contendo vários produtos de estética que a vítima usa para exercer seu trabalho diário. Sendo que, em dado momento, a vítima e seus filhos conseguiram sair da casa para pedir ajuda e quando já estavam na rua Vinicius conseguiu alcança-los e pegar o menor A. C. F. a força e fugir, tomando rumo ignorado e levando consigo a criança.
Esse crime originou um grande clamor público na cidade de Aparecida do Taboado e região, justamente devido ao fato de envolver uma criança de apenas 06 anos de idade, a qual foi levada à força por seu pai, um homem de 30 anos de idade, após este agredir física e psicologicamente a mãe da criança, sua ex-convivente, na residência dela. Tal fato motivou inúmeras publicações nas redes sociais, imprensa falada, escrita e mídias eletrônicas, o que ocasionou uma intensa atividade policial no sentido de se buscar uma imediata solução para o problema.
A gravidade do fato mobilizou a equipe do Setor de Investigações Gerais (S.I.G.) da Delegacia de Polícia Civil de Aparecida do Taboado, composta pelos Investigadores de Polícia Leonel Pithon Pereira Junior, Renan Mattos Zanatti, Marcelo Garcia de Paula e Lucas Marcelino Alcântara Oliveira, que conduziram uma investigação incansável para localizar a criança e o autor do crime com apoio do Delegado de Polícia Dr. Vitor Gomes Giacomini e da Escrivã de Polícia Viviane Alves da Silva.
Foram realizadas diligências investigativas junto a parentes, amigos e conhecidos de Vinicius Carvalho do Nascimento objetivando angariar o máximo de informações sobre o fato e levantar a possível localização dele e da criança.
Com base nos dados obtidos, em trabalho conjunto com o Núcleo Regional de Inteligência da Polícia Civil de Paranaíba (MS), composto pelos Investigadores de Polícia Auro Pereira Coelho Junior e Filipe Silva Mainardes juntamente com o Delegado Regional de Polícia Dr. Lúcio Fátima da Silva Barros foi possível levantar por meio de um trabalho investigativo e de inteligência policial informações que apontaram que autor estaria da cidade de São José do Rio Preto (SP) e que teria uma pessoa que poderia estar prestando algum tipo de auxílio ao criminoso.
Desse modo, de posse dos dados colhidos, o Delegado Regional de Polícia Dr. Lúcio Fátima da Silva Barros, em 24 de julho 2023, por volta das 14h00min., realizou contato com a Delegacia de Homicídios de São José do Rio Preto (SP) na pessoa do Delegado de Polícia Dr. Alceu Lima de Oliveira Jr, momento em que este prontamente se dispôs em ajudar na localização do autor do sequestro e da criança sequestrada, sendo-lhe então repassadas as informações até ali obtidas. Uma equipe composta pelo Delegado de Polícia Dr. Alceu, os Investigadores de Polícia Tiago da Silva Neves, Cláudio Barros da Silva, Alessandro Rogério de Giule, Ednice Moreira do Prado e o Escrivão de Polícia Marco Antônio Longo passaram então a fazer diligências.
A todo tempo foi mantido conversações constantes, com troca de informações entre as Policias Civis, tendo os Policiais Civis Rio-pretenses, felizmente, por volta das 21h00min., conseguido localizar a criança vítima do sequestro, bem como o autor do sequestro Vinicius Carvalho do Nascimento.
Na sequência, uma equipe de Policiais Civis do S.I.G. de Aparecida do Taboado (MS) se deslocou em duas viaturas até a Delegacia de Homicídios de São José do Rio Preto (SP), acompanhados pelo avô materno da criança, Zaqueu Barbosa de Paula, oportunidade em que a criança foi entregue a seu avô e o criminoso foi recambiado para a carceragem da Delegacia de Aparecida do Taboado (MS), ficando à disposição da Justiça.
Essa operação conjunta demonstrou a importância da cooperação entre as forças policiais em casos tão delicados e sensíveis, resultando no retorno seguro do pequeno sequestrado para sua família e contou com a participação direta de quinze Policiais Civis que aturaram firmemente buscando localizar tanto a vítima quanto o sequestrador; havendo em razão da comoção gerada por esse crime uma ampla cobertura da imprensa, tanto em Mato Grosso do Sul quanto no Estado de São Paulo, que logrou êxito em mostrar uma ação incisiva e ordenada das Policias Civis que culminou na prisão do autor e localização da pequena vítima.
Trabalharam incansavelmente para a desvendar o sequestro os Policiais Civis da Delegacia de Aparecida do Taboado-MS: Delegado de Polícia Civil Dr. Vitor Gomes Giacomini, Investigador de Polícia Judiciária Leonel Pithon Pereira Junior, Investigador de Polícia Judiciária Renan Mattos Zanatti, Investigador de Polícia Judiciária Marcelo Garcia de Paula, Investigador de Polícia Judiciária Lucas Marcelino Alcântara Oliveira, e a Escrivã de Polícia Judiciária Viviane Alves da Silva; os Policiais Civis do Núcleo Regional de Inteligência (N.R.I.) de Paranaíba-MS: Delegado Regional de Polícia Civil Dr. Lúcio Fátima da Silva Barros, Investigador de Polícia Judiciária Auro Pereira Coelho Junior, e Investigador de Polícia Judiciária Filipe Silva Mainardes, e os Policiais Civis da Delegacia de Homicídios de São José do Rio Preto – SP: Delegado de Polícia Civil Dr. Alceu Lima de Oliveira Júnior, Investigador de Polícia Judiciária Tiago da Silva Neves, Investigador de Polícia Judiciária Cláudio Barros da Silva, Investigador de Polícia Judiciária Alessandro Rogério de Giule, Investigadora de Polícia Judiciária Ednice Moreira do Prado, e o Escrivão de Polícia Judiciária Marco Antônio Longo, os quais merecem todo o nosso respeito e admiração, por realizarem um trabalho insigne, merecedor de todas as homenagens.”, justificaram.