A Prefeitura de Aparecida do Taboado realizou nos dias 15 e 20 de maio, através da Diretoria Municipal de Cultura, duas importantes escutas públicas sobre a Política Nacional Aldir Blanc – PNAB de fomento à cultura (Lei nº 14.399, de 8 de julho de 2022) a fim de ouvir a sociedade e os fazedores de cultura locais e discutir sobre dúvidas, sugestões e apontamentos para o emprego correto do recurso – de R$ 222.194,06 – disponibilizado ao Município pelo Governo Federal.
Com base no que foi apontado nas escutas e no que foi coletado no formulário virtual disponibilizado no site oficial do Município, a Diretoria de Cultura trabalha agora na elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR), que deve ser preenchido até o dia 31 de maio no site do MinC. O PAAR é o detalhamento do plano de ação já cadastrado pelo Município na plataforma TransfereGov.
“Nas escutas públicas nós construímos um espaço democrático de discussão que nos ajudou a identificar os anseios dos aparecidenses no âmbito cultural. Com isso, passamos agora para a fase do planejamento dessas ações de forma que o recurso possa garantir a ampliação do nosso leque de produções culturais e chegar ao maior número de fazedores de cultura possível”, comentou a diretora municipal de Cultura, Camila Helem.
Ela ainda ressaltou que nas duas oportunidades houve grande participação de agentes, produtores e fazedores de cultura, bem como da sociedade civil organizada, de forma geral.
Segundo Camila, como resultado das escutas, o PAAR deverá contemplar cerca de 17 projetos em 10 áreas de atuação artísticas e culturais através da execução de editais, chamamentos públicos, prêmios ou outras formas de seleção pública simplificadas, apoiando futuras produções que levarão cultura e entretenimento para a população aparecidense até o dia 31 de dezembro desse ano.