Eder Ahmad Charaf Eddine é o primeiro inocenciense finalista do mais importante prêmio de literatura do Brasil, realizado pela Câmera Brasileira de Livro (CBL), que, esse ano inaugura a sua versão acadêmica da celebração que tem tradição de mais de 60 anos. Eddine garantiu o selo de finalista na categoria Psicologia e Psicanálise, com um livro que aborda os discursos científicos brasileiros sobre as homossexualidades no Brasil nas décadas de 1970 e 1980.
Ao lado de nomes com Marilena Chaui, Christian Dunker, Sueli Carneiro, Eugênio Bucci, entre outros intelectuais e cientistas, o filho de inocência pode comemorar o reconhecimento pelo seu trabalho e pela sua pesquisa. O livro é fruto de sua pesquisa de doutorado realizado na Universidade de São Paulo (USP) e foi editado pela EdUFT.
Filho de Cleuza Aparecida Sampaio e José Habs Charaf Eddine, Eder atribui à irmã, Rosemara Aparecida Sampaio, psicóloga da Prefeitura Municipal de Inocência, o interesse inicial pela psicologia. O pesquisador realizou seus estudos de ensino fundamental e médio na Escola Estadual Professor João Pereira Valim, onde também foi professor antes de seguir para Campo Grande estudar Psicologia na UFMS.
Atualmente Eder é Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCOM/UFT). Conforme Eddine, no livro finalista, os três produtos analisados por ele em sua pesquisa de doutorado foram: Boletim de Psicologia, Revista Brasileira de Psicanálise (ambas da área de Psicologia) e Cadernos de Pesquisa (da área de Educação).
Eder afirma que encontrou discursos que, em vez de trazer novos elementos para pensar a despatologização da população LGBTQIA+, as pesquisas se voltavam para a identificação e cura dos sujeitos considerados desviantes da norma sexual, em uma tentativa de manter a homossexualidade com o status de doença passível de cura. Eder Ahmad Charaf Eddine tamém é autor de “Desenvolvimento e aprendizagem em Manuais Didáticos de Psicologia Educacional” (Paco Editorial, 2013).
Prêmio Jabuti
A primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, anunciada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), recebeu 1.953 obras inscritas. O prêmio é dedicado às áreas científicas, técnicas e profissionais, valorizando e reconhecendo a excelência de autores e editores desses segmentos no Brasil.
Os vencedores de cada categoria receberão uma estatueta e um prêmio de R$ 5 mil em uma cerimônia especial.
Próximo passo da premiação
-6 de agosto
Cerimônia de premiação
Baixe o livro gratuitamente: Periódicos – UFT | Portal de Livros da Editora
Que orgulho e felicidade de saber da satisfação de você chegou longe . Parabéns