Artigo de Opinião: Aparecida do Taboado elege quatro mulheres para o legislativo. Deveria ser normal, mas temos que comemorar!

1 min de leitura

O resultado das eleições em Aparecida do Taboado nos trouxe uma agradável surpresa, a eleição de quatro mulheres para exercer o cargo de vereadora a partir de janeiro de 2025. E esse foi sem sombra dúvida o resultado mais expressivo que as mulheres obtiveram em toda história de nossa cidade. Dos 14.753 votos validos dessa eleição, as 33 candidatas a vereadora receberam 3.836, e as quatro eleitas tiveram uma votação expressiva: Amanda da Saúde 652, Dra. Amanda Tolentino 410, Patrícia da Saúde 408 e Claudia Padim 301.

Para termos ideia de quanto o resultado foi importante para a conquista feminina pelo seu espaço, na atual legislatura há uma mulher, a vereadora Patrícia da Saúde, e a legislatura que mais teve mulheres atuando juntas foi a 15º com posse em 01 de janeiro de 2005, com as senhoras Neide Furquim de Oliveira, Vera Marcia Cabral de Almeida e Edileuza Gomes da Silva Honório.

Comemorar, exaltar, parabenizar por esse resultado é sim necessário. Infelizmente ainda há muito o que se conquistar, e a presença feminina ainda causa estranheza em espaços já deveriam ser normais, e em pleno ano de 2024 há muito preconceito e machismo dentro do ambiente político, mas são lutas como essa, resultados expressivos como este que nos enche de alento e orgulho, em que, cada dia mais um degrau é conquistado e que a normatização da atuação feminina em todos os seguimentos da sociedade e não somente na política esteja mais próximo de ser igualitário.

Que essas aguerridas mulheres ocupem esse lugar, lutem pela presidência da casa, que apenas uma vez foi presidida por uma mulher, a vereadora Sirlei Mello no biênio: 1º/1/2001 a 31/12/2002. Que demostrem sua força, sua competência, sua dedicação, sua garra e acima de tudo honrem seus mandatos e seus eleitores e eleitoras com seu trabalho em benefício de todos nós. E que na próxima eleição venham de forma natural lutar não somente por mais espaço dentro da Câmara Municipal como também venham com garra pleitear a vaga de chefe do executivo se tornando a primeira prefeita da cidade de Aparecida do Taboado – a terra dos 60 dias apaixonados!

*Joãozinho Barboza é tecnólogo em recursos humanos com MBA em gestão de pessoas, produtor e agitador cultural desde 1994, diretor de cultural de Aparecida do Taboado no período de 2001 a 2004, diretor de cultura e turismo do município de Nioque de 2005 a 2008, membro do fórum estadual de cultura e conselheiro estadual de cultura de 2002 a 2006. Delegado participante da IV Conferência Nacional de Cultura como representante da sociedade civil por Mato Grosso do Sul.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog