O Museu de Paleontologia de Fernandópolis (SP) foi inaugurado na quinta-feira (19), com mais de 100 fósseis em exposição. O espaço, que se torna referência histórica e cultural, estará aberto ao público a partir desta segunda-feira (23).
O museu está localizado no prédio da antiga estação ferroviária do município. Entre os fósseis em exposição, destaque para o Baurussuquideo – uma peça com 80 milhões de anos encontrada na zona rural de Fernandópolis.
Idealizado em homenagem ao professor Cristóvão Souza de Oliveira, o museu foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Fernandópolis, a Universidade Federal de Brasília (UnB), o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e a Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF).
O prefeito André Pessuto (DEM) também destacou a importância do projeto, que tem relevância histórica e cultural, além de fomentar o turismo local.
A cerimônia de inauguração também contou com a presença de representantes do IFSP, da Fundação Educacional de Fernandópolis, de vereadores e universitários. Segundo os idealizadores, o objetivo é ampliar gradativamente o acervo do museu.
Horários de funcionamento
O Museu de Paleontologia estará aberto ao público a partir de segunda-feira (23) em horários especiais devido às festividades de final de ano. O espaço funcionará nos dias 23 e 27 de dezembro, e, na semana seguinte, entre os dias 30 de dezembro e 3 de janeiro, das 8h às 17h.
A partir do início de 2025, o museu passará a operar diariamente nos mesmos horários, com entrada gratuita.