/

Aparecida do Taboado inicia vacinação contra bronquiolite para gestantes a partir de 28 semanas

1 min de leitura

A Prefeitura de Aparecida do Taboado iniciou nesta segunda-feira, 8 de dezembro, a aplicação da nova vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal responsável pelos casos de bronquiolite em bebês. O imunizante, enviado pelo Ministério da Saúde, faz parte da estratégia nacional de proteção antecipada dos recém-nascidos por meio da imunização materna.

Ao todo, o Mato Grosso do Sul recebeu 10.755 doses, distribuídas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) aos municípios que se dirigiram à Rede de Frio Estadual para a retirada dos lotes. Aparecida do Taboado foi um deles, garantindo início imediato da campanha.

A vacina é destinada exclusivamente às gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. A aplicação proporciona imunidade passiva ao bebê, que nasce já protegido contra formas graves da doença, uma medida importante diante do aumento dos casos de bronquiolite e outras infecções respiratórias no país.

A secretária municipal de Saúde, Daiane Pupin, ressaltou a importância da iniciativa, “A cada gestante imunizada, garantimos um recém-nascido mais protegido. A bronquiolite tem causado grande preocupação em todo o estado, e a oferta dessa vacina pelo SUS representa uma resposta concreta, proteger vidas, acolher as mães e assegurar um início de vida mais saudável para cada bebê que está por chegar”,

O município convoca todas as gestantes a partir da 28ª semana para procurarem a ESF onde são cadastradas e receberem a dose. A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 13h às 16h, sendo necessário apresentar o cartão da gestante e o cartão de vacinação.

Antes do início da campanha, o Governo do Estado capacitou equipes de imunização dos 79 municípios, padronizou fluxos, reforçou o acolhimento no pré-natal e organizou as salas de vacina para priorizar gestantes na fase recomendada.

Como parte da logística descentralizada, Aparecida do Taboado retirou seu lote diretamente na Central Estadual de Rede de Frio (CERF-MS), permitindo que a imunização começasse de forma simultânea ao restante do estado.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog