Um pecuarista de 83 anos foi multado em R$ 15 mil por erosões em área de preservação ambiental, na propriedade rural dele, em Aparecida do Taboado, município que fica a 448 quilometros de Campo Grande. O flagrante foi feito nessa segunda-feira (25) pela Polícia Militar Ambiental (PMA).
De acordo com a PMA, a falta de conservação do solo agravada pelo pisoteio do gado em áreas de nascentes e de matas ciliares, que são locais de proteção ambiental, foram às causas principais de erosões.
Os processos erosivos causaram o assoreamento de um córrego que cruza a fazenda. As matas ciliares e nascentes, além de terem sido prejudicadas pela erosão e pelo pisoteio do gado, ainda foram desmatadas em quase três hectares.
Além da multa, o produtor rural responderá por crime ambiental de destruir área de preservação permanente. Se condenado, poderá pegar pena de um a três anos de detenção.
A PMA determinou a interdição da área para proteção e recuperação, com proibição de atividades agrícolas e pecuárias. O proprietário também foi notificado a apresentar projeto de recuperação de área degradada junto aos órgãos ambientais, no prazo máximo de 30 dias.
A PMA lembra aos produtores rurais que a recuperação de áreas degradadas pode ser iniciada voluntariamente, desde que acompanhada por responsável técnico e comunicada ao órgão de meio ambiente.
Mais Recente de Blog
A terça-feira (10) será marcada por dois cenários distintos de tempo em Mato Grosso do Sul.
A Casa do Trabalhador de Aparecida do Taboado conta atualmente com 106 vagas de emprego disponíveis,
Agência de Notícias do Governo de Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul se consolida
Aparecida do Taboado (MS) – O setor comercial de Aparecida do Taboado ganhou um novo empreendimento
Fevereiro 2026 – A Arauco celebrou, nesta sexta-feira (6), o lançamento da Pedra Fundamental da Ferrovia do Projeto

