Aparecida do Taboado (MS) – A Secretaria de Saúde distribuiu, por noite no Carnaval ‘Verão Folia’, uma média de 400 preservativos para os foliões. A campanha, que foi realizada em todo o Estado, com o tema “Eu me previno, eu me testo, eu uso camisinha”, foi focada na prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST), em especial na época do carnaval.
Segundo a Agente Comunitária de Saúde, Miriã Belchior da Silva, este ano foram entregues camisinhas masculinas e panfletos de orientação sobre as doenças e o uso correto dos preservativos. “Muitas pessoas têm vergonha de pedir a camisinha; por esse motivo distribuímos o preservativo entre os foliões, para que eles possam se prevenir. Também realizamos orientamos sobre as doenças sexualmente transmissíveis, para que a população e visitantes possam curtir a festa de forma mais segura”, destacou.
Uma equipe de seis profissionais da Secretaria de Saúde trabalhou todas as noites de Carnaval, em sistema de rodízio, para atender à população e visitantes.
Estado
Por ser um dos períodos de maior fluxo de pessoas, com grande concentração da população jovem e também com grande frequência de relações casuais, o Programa Estadual de DST/AIDS buscou orientar, por meio das ações municipais, sobre a importância do uso do preservativo. Para a Gerente Técnica do Programa Estadual de DST/AIDS, Danielle Martins, as ações seguem o cronograma de cada município, sendo destacados os trabalhos de conscientização sobre o sexo seguro. Danielle reforça que a campanha do carnaval não foca apenas nos riscos de se contrair a AIDS, mas também outras doenças sexualmente transmissíveis.
Cerca de 500 mil preservativos foram distribuídos para os 79 municípios em Mato Grosso do Sul. Além dos preservativos masculinos e femininos, o kit foi composto por camisetas da campanha, que serão utilizadas pelas equipes técnicas, e pelo material educativo que será distribuído à população.