/

Dia de Campo apresentará variedade de soja para a próxima colheita

1 min de leitura

    Aparecida do Taboado (MS) – O Sindicato Rural, em parceria com a Fundação Chapadão, realizará na próxima quinta-feira, dia 18, o tradicional Dia de Campo na Fazenda Santo Anastácio, de propriedade de Ítalo Antônio Fucci. O Objetivo é revelar a produtores rurais, técnicos e acadêmicos, novas variedades e demonstrações de soja, além de recomendações para a próxima safra.
    Conforme o agricultor José Olavo Fucci, a ideia é mostrar uma gama de possibilidades existentes no mercado e qual melhor está se adaptando ao solo e ao clima de Aparecida do Taboado. “O objetivo dessa parceria é promover e divulgar a cultura da soja no município, possibilitando a exploração dessa atividade em sistema de irrigação e sequeiro. No local os produtores vão poder verificar vários cultivares no sistema de irrigação e outros no sequeiro, mas, como esses últimos messes foram atípicos em Aparecida do Taboado, com muita chuva, a soja plantada no sequeiro está muito parecida com a do sistema de irrigação”, informou ele.
    Os cultivares foram plantados no final de outubro, sendo 40 cultivares de soja no sistema de irrigação (pivô), sendo que, desse total, 16 cultivares são transgênicos com resistência à lagarta, e 24 cultivares são transgênicos com resistência ao glifosato (Herbicida); já no sistema de sequeiro foram plantadas 13 cultivares variados.
    Ele informou que, atualmente, cada saco de soja é comercializado por R$ 75,00, o que valoriza a produção do grão. “Mas, por outro lado, os preços dos adubos subiram por causa da alta do dólar. A maior parte do nitrogênio, do fósforo e do potássio consumida no Brasil é importada. Por isso, quase sempre dólar valorizado significa fertilizantes mais caros”, apontou. No experimento na Fazenda Santo Anastácio, a produtividade esperada é de 70 sacos por hectare comercial.
    Além dos conhecimentos sobre as cultivares de soja, haverá espaço para troca de informações entre os participantes. O Dia de Campo começará às 10 horas, com uma visita aos experimentos e depois uma avaliação técnica no local. A Fazenda Santo Anastácio está localizada no Km 168 da BR 158 e mais 6 km de terra, onde haverá placas indicativas no trajeto. 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog