Pesquisa realizada pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur/MS) e pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) com apoio técnico da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) aponta dados sobre as preferências dos sul-mato-grossenses para suas férias, lazer e descanso.
Com objetivo de fomentar o turismo interno, a sondagem entrevistou 600 moradores das cidades mais populosas de Mato Grosso do Sul, entre os dias 5 e 16 de outubro de 2015, e revelou dados significativos sobre o comportamento e preferências quando o assunto é viajar pelo Brasil. Os destinos preferidos são Sudeste, com 32%; Centro-Oeste com 30%; 19% visitaram a região Sul; e a preferência por Norte e o Nordeste chegou a 19% dos que realizaram viagens no último ano.
No entanto, dentre os entrevistados, 78% já visitaram um ou mais destinos turísticos de Mato Grosso do Sul aparecendo mais de 35% dos municípios como visitados. Também, 90% dos entrevistados fizeram uma avaliação positiva da viagem e indicariam o Estado para amigos e parentes citando como motivo as belezas naturais, cultura local, Pantanal e Bonito.
Como principais meios utilizados pelos sul-mato-grossenses para hospedagem durante as viagens, 43% ficaram em casa de amigos e parentes e 41% em hotéis. A sondagem revelou também que a permanência no local visitado mostrou que 68% dos entrevistados que realizaram viagens no último ano, permaneceram mais de cinco dias no local visitado. Somados, 22% ficaram entre três (11%) ou quatro (11%) dias.
Dos que viajaram para os destinos de Mato Grosso do Sul, 77% utilizaram como meio de transporte o próprio carro e 16% ônibus regular.
Segundo a pesquisa de intenção de viagem dos sul-mato-grossenses, dos entrevistados apenas 22% – que nunca visitaram nenhum destino em Mato Grosso do Sul – apresentaram como motivos a preferência por destinos de sol e praia, conhecer outros estados, viagens ao exterior e preços praticados inacessíveis aos seus padrões de vida.
Dentre as cidades mais citadas estão: Bonito (22%), Ponta Porã (19%) e Campo Grande (18%). A sondagem faz a segmentação do público por renda familiar, faixa etária, grau de instrução, local de residência e gênero.
O propósito do estudo é tornar o Estado mais competitivo no que tange ao mercado de viagens e turismo, motivando a demanda potencial interna existente, de forma que possam ser visitados diferentes e variados roteiros com características naturais e culturais singulares. Com isso, pode-se ampliar estadia e os gastos dos visitantes em território sul-mato-grossense.
Para o diretor-presidente da Fundtur-MS, Nelson Cintra, a realização desta pesquisa foi de grande valia para o turismo do Estado. “São informações que oferecem subsídios importantes para impulsionar o turismo interno e serve de base para realização de programas, promoção e divulgação, criação de novos roteiros. Por outro lado, como política do Governo, podemos pensar na elaboração de novos produtos, valorização das nossas belezas, atrativos naturais e culturais que são muitos, além de despertar no sul-mato-grossense o interesse e possibilidades de conhecer cada vez mais o seu Estado”, finaliza Cintra.