Aparecida do Taboado (MS) – O Presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, participou na quinta-feira, dia 18, do Dia de Campo na Fazenda Santo Anastácio, onde estacou o empreendedorismo do produtor José Olavo Fucci, por acreditar e se empenhar em cultivar soja no município.
Christiano destacou que a agricultura é uma atividade muito difícil, mas que a parceria entre a Fundação Chapadão e o Sindicato Rural de Aparecida do Taboado vem buscando facilitar. “Essa parceria está dando condições para o produtor rural criar uma alternativa e começar aos poucos a cultivar a soja no município. Com as pesquisas será possível ver qual melhor cultivo vai adaptar ao solo e ao clima de Aparecida do Taboado, e, dessa forma, essa região, que não tem uma tradição para a agricultura de soja, poderá a vir a criar uma tradição”.
Ele aproveitou a oportunidade e parabenizou o agricultor José Olavo Fucci, por sua coragem em ser o pioneiro na região a cultivar soja. “A sua atitude é transformadora, pois você, José Olavo, está abrindo caminho para os agricultores da Região do Bolsão a começar essa atividade, que é muito rentável. Mato Grosso do Sul precisa de pessoas empreendedoras que ajudem a alavancar a nossa agricultura”, ressaltou.
Segundo o Presidente da Aprosoja/MS, Mato Grosso do Sul tem pouca área de cultivo de soja, sendo apenas 2,4 milhões de hectares, o que é significativamente pouco para o Estado que tem potencial para muito mais. “Ainda não sabemos qual o potencial que o Estado tem, mas um dos projetos que temos é o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio, que irá identificar, nos próximos dois anos, qual é o nosso verdadeiro potencial. E, a partir desses resultados, vamos buscar um fomento para essas regiões”, garantiu Christiano.
No local, foram plantadas 40 variedades de soja no sistema de irrigação (pivô); dessas, 16 cultivares são resistentes à lagarta, e 24 delas com resistência ao glifosato (Herbicida); já no sistema de sequeiro, foram plantados 13 cultivares variadas. “Começamos a colheita da soja na quinta-feira, dia 18, e no máximo dentro de cinco dias já será finalizada. A minha expectativa é que a produtividade chegue a 70 sacos por hectare comercial”, falou José Olavo. Segundo ele, atualmente, cada saco de soja é comercializado a R$ 75,00, o que valoriza a produção do grão.
Mais Recente de Blog
Já tem programação para o final de semana? O Costa Leste News preparou uma agenda com
Aparecida do Taboado se prepara para fechar o ano com estilo, reunindo dois eventos de sucesso
Aparecida do Taboado foi contemplada com um convênio de R$ 984 mil, viabilizado pelo programa “MS
O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe