/

Campanha da Fraternidade deste ano é ecumênica

2 minutos de leitura

    Aparecida do Taboado (MS) – Com o tema 'Casa Comum, nossa responsabilidade', a Campanha da Fraternidade 2016 é ecumênica, como vem ocorrendo de cinco em cinco anos. Isso significa que será coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em conjunto com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC).
    Segundo o Padre Ivanilton Ferreira, a campanha discutirá a situação do saneamento básico em todo o país. Seguindo o tema, 'Casa comum, nossa responsabilidade', o lema é 'Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca' (Am 5, 24). 
    A cada cinco anos, a Campanha da Fraternidade é realizada de forma ecumênica. A primeira foi em 2000 e teve como tema 'Dignidade humana e paz', e o lema escolhido foi: 'Novo milênio sem exclusões'. A segunda edição, em 2005, falou sobre 'Solidariedade e paz, com o lema: 'Felizes os que promovem a paz'. E em 2010, o tema foi 'Economia e Vida', com o lema 'Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro'.
    O Padre Ivanilton explicou que o objetivo da campanha é mobilizar a sociedade civil em favor da vida digna, justiça social, fraternidade e paz para todos. “Todas as igrejas vão se unir neste ano para conscientizar a sociedade para um tema tão importante”, disse ele. “É uma campanha ecumênica, pois a questão do saneamento não afeta apenas uma religião, mas também todas as pessoas independentes da fé que professam”, complementou.
    O objetivo principal da campanha é assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e nos empenhar, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum.
    Para o padre Ivanilton Ferreira, o objetivo é atrair holofotes para o assunto, despertar discussões e buscar soluções para o tema. “Precisamos exigir dos governantes, coleta de lixo, água potável e coleta de esgoto para a população”, completa.
    Segundo dados divulgados pelo CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), o Brasil possui mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento básico. Cientes da dificuldade na prestação dos serviços relacionados ao tratamento de água e esgoto, a Campanha deste ano tem o objetivo de assegurar o direito dos brasileiros ao saneamento básico.
    Além da Igreja Católica Apostólica Romana e da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, participam da Campanha da Fraternidade 2016 a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Sirian Ortodoxa de Antioquia e a Presbiteriana Unida.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog