Motorista de 37 anos foi autuado por transportar cerca de 3 toneladas de agrotóxicos contrabandeados escondidos em carga de adubo em um caminhão na rodovia BR-163, próximo a Campo Grande.
A operação foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã desta terça-feira (23).
Equipe policial que participava da fiscalização suspeitou da carga do veículo e deram ordem de parada. Ao checar, foi constado que se tratava de agrotóxicos de origem paraguaia.
Além do contrabando, a polícia averiguou que o condutor estava com carteira de habilitação com indícios de falsificação e a carreta apresentava sinais de adulterações nas características de identificação.
Aos policiais, o motorista disse que receberia R$ 5 mil pelo transporte de Sete Quedas, 459 quilômetros de Campo Grande até Sonora. Ao todo, o trajeto é de mais de 820 quilômetros.
Com relação à CNH, ele afirmou que teve sua habilitação suspensa por dirigir embriagado e comprou a falsificada por R$ 2 mil em Anápolis (GO). A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal de Campo Grande.
RISCO À SAÚDE
O defensivo agrícola “Benzoato de Emamectina” apreendido foi considerado tóxico para o sistema neurológico e teve registro negado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2007.
Mais tarde foi liberado no Brasil apenas para casos emergenciais e ainda assim o produtor rural deve optar por produtos mais seguros e menos impactantes ao meio ambiente, orientou nota da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).