Aparecida do Taboado (MS) – O cantor Francisco Gomes, o Chico Rey da dupla paranaense Chico Rey & Paraná, morreu aos 63 anos, na tarde de sexta-feira, dia 26 de fevereiro, em Maceió, no Estado de Alagoas, onde passava as férias com a família.
Ele precisou ser internado às pressas no Hospital Vida, após uma complicação em uma sessão de hemodiálise. Ele sofreu uma parada cardíaca. Nos últimos anos, o músico vinha enfrentando um grave e crônico problema renal, chegando a ser submetido a um transplante de rim, mas houve rejeição. Em 2013, devido à saúde delicada e em meio à desgastante rotina de hemodiálise, ele foi substituído pelo irmão mais novo da dupla.
O velório ocorreu no domingo, dia 28 de fevereiro, no Centro Cultural Taguaparque, em Brasília, e o enterro foi realizado no Cemitério de Taguatinga.
Taboadão
De acordo com Nestor Júnior, um dos organizadores do Taboadão, não haverá alterações na grade de shows da festa, que traria a dupla na sexta-feira, dia 22 de abril, pois Chico Rey já vinha sendo substituído por outro cantor. “A primeira voz da dupla é do Paraná, diferente do que aconteceu no ano passado, que o Zé Rico era quem fazia a primeira voz na dupla. Vamos manter o show e no dia será realizado um tributo ao Chico Rey”, garantiu ele.
Dupla
Chico Rey e Paraná começaram a cantar juntos quando tinham 8 e 6 anos, respectivamente, por influência do pai violonista. Nascidos em Arapongas e criados em Ivaiporã, ambas cidades paranaenses, eles fizeram suas primeiras apresentações em rádios locais.
A carreira profissional teve início em 1977, já em Brasília, após a dupla concluir o serviço militar. Na capital, eles participaram também de programas de rádio. Um deles foi “No Balanço da Viola”, da Rádio Alvorada. O primeiro LP foi lançado em 1981, por uma gravadora pequena.
Foram 17 discos gravados ao longo da carreira. O primeiro grande sucesso nacional foi a música “Quem será seu outro amor”, lançado em 1987. O LP rendeu o primeiro disco de ouro da trajetória da dupla.
Outras composições de destaque são “Tranque a porta e me beija”, “Encanto e magia”, “Tá com raiva de mim”, “Você não sabe amar”, “Um degrau na escada”, “De lá pra cá”, “Em algum lugar do passado”, “Operário, vida, viola”, “Alma transparente”, “Canarinho prisioneiro”, “Leão domado” e “Amor rebelde”.
Novo CD
O músico Paraná, parceiro do irmão Chico Rey, informou na sexta-feira, dia 26, que o novo CD da dupla está em fase de finalização e deve ser lançado nas próximas semanas.
O novo trabalho dos sertanejos se chama “Minha inspiração”. Uma das faixas é a música “Amo até os seus defeitos”, que já está tocando em rádios e na internet.