Empresária, 52 anos, Maria José venceu na vida trabalhando com lanches ao lado de seu marido Reginaldo Laranjeira dos Santos. Expandiu o seu negócio e passou do atendimento em trailer a um dos pontos mais movimentados de encontro em Aparecida do Taboado.
Ela e o marido abriram um “lanchinho” na Praça São Cristóvão e o tempo ainda era dividido com o trabalho na Prefeitura durante oito meses de serviço, dois deles como concursada como auxiliar administrativa. Maria José tomou a difícil decisão de pedir exoneração do cargo para tocar o próprio negócio. A escolha foi certeira. O local se tornou em um dos mais conhecidos de Aparecida do Taboado, não só pelos moradores, mas também pelos visitantes.
Muito tímida, ela lembra que antes do movimento de clientes, por muitas vezes, se pegou pensando no que iria dizer na hora da abordagem. “Mas eu nunca falei nada do que ficava horas ensaiando, a conversa fluía naturalmente. Acho que a ansiedade era muito grande, talvez medo da pessoa não gostar do atendimento ou do lanche. Mas ao contrário, eles sempre voltavam e isso demonstrava que estávamos agradando”, constatou.
A dedicação foi motivada com o pensamento de oferecer um futuro melhor para os seus dois filhos, Diego e Thainá, 26 e 19 anos, respectivamente. “Sempre nos dedicamos ao máximo para dar um futuro melhor aos nossos filhos. Trabalhávamos muito no começo, mas a recompensa começou a chegar bem devagar”, destacou.
A mudança para o lanche que hoje é um dos pontos de referência e encontro de Aparecida do Taboado aconteceu gradativamente, após serem obrigados pela Prefeitura a sair da praça. Primeiro compraram o terreno, depois de um tempo começaram a construir a cobertura. Depois de muito trabalho e hoje garantindo uma estabilidade financeira, o casal não abre mão das férias e há 12 anos, sempre no começo do ano, ao lado dos filhos, se refugiam por 10 dias para curtir a praia em família.
O crescimento é notório, atualmente, o Mundial Lanches possui oito funcionários, um cardápio com 18 lanches e 7 porções, além do serviço de disk-entrega, tudo para agradar e atender melhor os clientes.
O segredo para conseguir vencer na vida, segundo Maria José, é ter força de vontade, honestidade, confiança em si próprio e ter sempre alguém do lado. “Para mim ele [Reginaldo] é uma pessoa maravilhosa, que sempre me ajudou e sempre está junto comigo. Sozinho, tanto o homem como a mulher, não conseguiria. Isso é o que dá força”, concluiu.
A empresária definiu o que para ela é ser mulher:
“Ser mulher é viver mil vezes apenas em uma só vida. Ser mulher é ter um tesouro escondido e ainda assim dividindo com o mundo, por mais que doa ainda tem muito a oferecer.
A competência, o respeito, levou-me a conquistar vários espaços. Hoje a mulher está presente em tudo e temos que continuar; então vamos sonhar. Se não sonhamos não vamos conquistar, ou seja, realizar os nossos sonhos.
Ser mulher é uma dádiva, só quem recebe tem. Recebi da minha mãe e hoje distribuo para os meus filhos e futuros netos e me considero uma mulher feliz”.