A figura da mulher, de elemento secundário, passou a ser algo extremamente importante na sociedade atual, onde ela exerce cada vez mais um papel de protagonista, embora ainda sofra com as heranças históricas do sistema social patriarcalista em seu dia a dia. Com o tempo, graças às lutas promovidas, a mulher vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais, abandonando a figura de mera dona de casa e assumindo postos de trabalho, cargos importantes em empresas e estruturas hierárquicas menos submissas.
A cada dia que passa elas vêm tendo importantes conquistas e estão presentes em todos os setores de desenvolvimento de uma sociedade, inclusive ocupando posições de prestígio. No entanto, as mulheres se destacam pela capacidade de lidar com duplas jornadas, tendo que equilibrar o tempo entre as atividades profissionais e pessoais, já que a última engloba a maternidade, os afazeres do lar e o matrimônio. Para mostrar essa realidade, a equipe do Jornal do Bolsão/Site Costa Leste News entrevistou algumas mulheres, para mostrar como elas vêm, a cada dia que passa, lutando mais pelos seus objetivos, superando desafios e, especialmente, conquistando seu espaço.
Segundo dados do IBGE, atualmente as mulheres representam 50,8% da população brasileira.
História
Depois de muitos anos de discriminação e de várias conquistas femininas, no dia 8 de março de 1857, um grupo de operárias de uma fábrica de tecido resolveu protestar contra a discriminação salarial e carga horária desvantajosa em comparação aos homens. A manifestação sofreu uma represália violenta e 130 mulheres morreram carbonizadas, trancadas dentro da fábrica. Após outras inúmeras manifestações em favor das mulheres, em 1975 a ONU fez desta data um marco para homenagear a liberdade conquistada por elas e também para debater o papel da mulher na sociedade atual.