/

Curso Técnico em Agronegócio alia conhecimento e prática

3 minutos de leitura

    Aparecida do Taboado (MS) – Buscando conhecimento e prática para administrar sua propriedade rural, a aparecidense Oriana Farias, de 39 anos, foi uma das 57 pessoas que passou no processo seletivo realizado no mês passado, para o Curso Técnico em Agronegócio que está sendo ministrado pelo Sindicato Rural, em parceria com a Rede e-Tec Brasil e SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). “O curso poderá ampliar a minha visão sobre o setor importante para a economia do país, porque vai permitir que a gente possa aprofundar os conhecimentos e também aplicá-los de forma prática. Além disso, o curso auxiliará na administração da propriedade rural”, ressaltou. 
    Já o Produtor Rural Lourenço Signori Filho, de 56 anos, resolveu fazer o curso para ampliar seus conhecimentos na área. “O curso é uma ótima forma de buscar novos conhecimentos e aplicação para melhorar a produtividade da fazenda, pois ele alia conhecimento com prática”, destacou. Atualmente, na fazenda, ele tem gado leiteiro e de corte. 
    A aula inaugural do curso ocorreu no último sábado, dia 5, no salão de eventos do Sindicato Rural, reunindo todos os aprovados no processo seletivo. “Para Aparecida do Taboado, havia 60 vagas, mas apenas 57 inscritos conseguiram a nota mínima para participar do curso, mostrando que o processo seletivo é muito exigente”, informou o Presidente do Sindicato Rural, Eduardo Sanches.
    Ele também explicou que o Curso Técnico em Agronegócio é uma ótima oportunidade para trazer conhecimento para a classe produtora, pois, por meio do conhecimento, é possível fazer sucessores e não herdeiros, além de fazer o homem continuar na terra. “Hoje, produzimos em torno de 10% da alimentação do planeta; por esse motivo temos que capacitar o maior número de pessoas possíveis, para que essa produção continue a crescer”, frisou.
    De acordo com Eduardo, o Curso Técnico em Agronegócio abre para os alunos, um amplo leque de possibilidades, oferecendo condições a produtores rurais, para que possam atuar na assistência técnica em empresas agrícolas, agroindústrias, enfim, em toda a ampla cadeia do mercado agrícola.
    A representante do SENAR e Rede e-Tec Brasil, Sandra Serrano, explicou que a capacitação proporciona a habilitação, com validade nacional, de técnico nível médio em Agronegócio pela modalidade de ensino à distância, com carga horária total de 1.230 horas e duração de quatro semestres ou dois anos. “O curso é oferecido à distância no portal, especialmente criado para ampliar a oferta e o acesso à educação profissional dos brasileiros que querem investir em uma carreira no agronegócio em um dos polos de apoio presencial. É nestes polos, como esse aqui em Aparecida do Taboado, que são desenvolvidas 20% das aulas do curso”, lembrou ela. Para Sandra, esse diferencial do SENAR no cenário do setor agrícola e pecuário nacional é muito importante, “porque com aulas práticas nos polos e visitas técnicas em propriedades e agroindústrias, o aluno amplia ainda mais seu aprendizado”.
    O Secretário de Educação, Joaquim de Matos, ressaltou que as parcerias são fundamentais para trazer mais conhecimento para a população. “A Secretária de Educação de Aparecida do Taboado, sempre vem realizando parcerias para trazer o que há de melhor para os nossos alunos, e agora teremos o Programa Agrinho, que é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS) e pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do sul (FAMASUL), e que tem como objetivo, proporcionar aos alunos, contato com assuntos que os façam fortalecer a consciência ambiental e de relevância social, promovendo uma educação crítica e reflexiva”, adiantou.
    Participou também da aula inaugural o Vereador Gustavo Carvalho, que parabenizou a atual Diretoria do Sindicato Rural, por estar sempre buscando o melhor para os produtores rurais. 

Curso
    O curso é gratuito e semipresencial, com 80% das aulas à distância. Lançado no início de 2015, este já é seu terceiro processo seletivo e, mesmo levando-se em conta a ampliação da rede no período, foi o mais concorrido. Um total de 14.016 candidatos disputou as 2.603 vagas oferecidas em 58 polos de apoio da rede espalhados por 19 Estados do País.
    Em Mato Grosso do Sul, esta é a 3ª edição desde que a capacitação teve início. “O conteúdo do curso fica disponível 24 horas por dia, em videoaulas no portal, em apostilas e DVDs. Mas o aluno tem também aulas presenciais, no polo em Aparecida do Taboado, que fica localizado no Sindicato Rural, além de visitas técnicas a propriedades e indústrias rurais, onde ele pode aprofundar e colocar em prática os novos conhecimentos”, explicou o Presidente do Sindicato Rural.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog