O presidente da Assomasul, Juvenal Neto (PSDB), voltou a destacar nesta quinta-feira (10), a presença maciça dos prefeitos de Mato Grosso do Sul na XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios como instrumento de pressão em favor da aprovação das matérias de interesses das prefeituras.
Liderada pela CNM (Confederação Nacional de Municípios), a mobilização ocorrerá entre os dias 9 e 12 de maio.
Somente com um número expressivo de prefeitos, segundo o dirigente, os municípios poderão mostrar sua força na tentativa de convencer o Congresso Nacional a aprovar as reivindicações da CNM.
Além de prefeitos, a Assomasul convida vereadores, secretários e demais gestores municipais para participar desse momento histórico do municipalismo brasileiro.
Juvenal Neto acredita que esse é o momento de sensibilizar as autoridades visando a obtenção de mais recursos para os municípios por meio da aprovação das matérias que tramitam nas duas casas legislativas (Câmara Federal e Senado).
"Os municípios, não apenas de Mato Grosso do Sul, mas de todo o país, enfrentam uma situação de penúria, agravada pela crise econômica e política, sobretudo pela onda de denúncias de corrupção que, de certa forma, impede que os recursos acordados cheguem às prefeituras", avalia o dirigente.
Além da queda substancial da receita das prefeituras por causa do encolhimento do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), o presidente da Assomasul reclama o não cumprimento dos repasses como parte dos "restos a pagar" devido ao contingenciamento do orçamento da União.
MARCHA
Realizada desde o ano de 1998, a Marcha é uma mobilização democrática que foi ganhando cada vez mais força e se tornou o maior evento político do País. Durante o evento, são discutidas questões que influenciam no dia a dia dos entes federados, como saúde, finanças e educação.
Também são apresentadas às autoridades as reivindicações do movimento municipalista.
Na última edição, em 2015, quase 8 mil gestores participaram do evento, número recorde até então. Um dos destaques foi o debate com os partidos sobre a Reforma Política. A expectativa é que este ano a Marcha seja ainda mais marcante.
Mais Recente de Blog
O Empório do Campo, em Aparecida do Taboado (MS), está com ofertas em frutas, verduras e
A Prefeitura de Santa Fé do Sul realiza, nos dias 12, 13 e 14 de novembro,
O 50º Festival Nacional de MPB de Ilha Solteira começa nesta quarta-feira (4) e segue até
A Prefeitura Municipal de Inocência, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, realizou,
No dia 28 de outubro, Dia do Servidor Público, o prefeito Toninho da Cofap percorreu pessoalmente

