Aparecida do Taboado (MS) – Os mais de 25 mil pés de mamão formosa, plantados em uma área de 20 hectares, na Fazenda Conquista, que foi arrendada pelo produtor Adriano Henrique dos Passos, garante uma produção de 50 quilos por mamoeiro.
Ele cultiva a fruta há mais de seis anos, sendo o pioneiro na região e, atualmente, é mais um produtor que resolveu investir na cultura em Aparecida do Taboado.
Para garantir uma produção saudável, ele utiliza o sistema de irrigação. “A qualidade do fruto fica melhor e mais doce, porque é possível controlar a água e a adubação, melhorando assim a qualidade do fruto”, explicou.
Adriano contou que o mamão é colhido ainda verde, para que não amasse ou estrague durante o transporte. As faixas amarelas em torno da fruta indicam que é hora de tirar do pé. “O clima da região acaba ajudando na produção, que pode chegar a 50 quilos por mamoeiro”, informou.
O produto produzido em Aparecida do Taboado é comercializado no Ceasa dos Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, entre outros. “O mamão é um tipo de cultura que produz bem durante quase todo o ano. Depois de plantado, em 10 meses ele já começa a produzir, e dá para colher até um ano, antes de renovar a plantação”, informou o produtor. “Atualmente, a fruta está muito valorizada; então, é possível conseguir um bom preço pelo quilo do mamão”, complementou.
De acordo com Adriano, sua produção ainda é pequena, comparada aos grandes produtores de Campo Grande e do Estado de São Paulo. “A expectativa é ampliar a produção, mas, para que isso ocorra, é necessária uma área com uma grande quantidade de água, para manter a qualidade do produto”, ressalta. Atualmente, sua plantação rende três empregos diretos e mais de 10 indiretos. “Se conseguirmos aumentar a plantação, vamos gerar mais empregos na cidade”.
Mamão
Mato Grosso aparece no 14º lugar em produção nacional de mamão, produzindo cerca de 3.900 toneladas da fruta por ano. O mamoeiro é fácil de encontrar, pois produz fruto durante todo o ano, apesar da exigência a irrigação. É uma fruta muito nutritiva, apresentando vitaminas A e C do complexo B, e possui também sais minerais, ferro, cálcio e fósforo.
O Brasil é o principal produtor mundial do mamão, com um volume anual de 1.650.000 toneladas. Os primeiros mercados dessa fruta, no exterior, são os Estados Unidos, Cingapura, China e Japão.
As espécies mais conhecidas são: mamão papaia, formosa, mamão-da-baía, mamão-macho e da Índia.