/

SIF é instalado no frigorífico de peixes da Geneseas

3 minutos de leitura

    Aparecida do Taboado (MS) – A empresa GeneSeas Aquacultura Ltda. recebeu na manhã de quarta-feira, dia 16, a instalação do Serviço de Inspeção Federal (SIF), realizada pelo médico veterinário Dr. José Gomes dos Santos. O SIF é um sistema de controle do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil que avalia a qualidade na produção de alimentos de origem animal comestível. Os fiscais verificam se o produto atende aos requisitos mínimos de qualidade para consumo.
    De acordo com o médico veterinário, foi realizada uma inspeção no frigorífico de peixes para averiguar se o projeto já estava concluído. “Depois da vistoria, verificamos que o local estava apto a receber o selo de Inspeção Federal, dessa forma efetuação a instalação do SIF. O frigorífico já pode começar a produzir com o certificado, o que garante que o produto passou por um profissional responsável para assegurar a qualidade desse produto que é destinado ao mercado interno e externo”, informou ele. 
    Gomes explicou que no momento ficará disponível no local o Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal, Gabriel Batista de Oliveira Borges, mas que o frigorífico de peixes Geneseas também terá um médico veterinário responsável. “No início apenas um agente ficará no local, mas em breve um veterinário também começará a trabalhar, pois a empresa atua no setor de exportação, o que exige uma certificação de um médico veterinário”.
    De acordo com o médico veterinário responsável pelo SIF em Aparecida do Taboado, a empresa atende a todas as exigências feitas pelo Serviço de Inspeção Federal.
    A instalação do SIF foi acompanhada por Gerlúcio Flávio de Sena Neri, Gerente Industrial; Viviane TiemiTogawa, Gerente da Garantia da Qualidade; e Gabriel Batista de Oliveira Borges, Agente de Inspeção Federal, SIAPE nº2175997. 

Geneseas
    De acordo com a empresa Geneseas Aquacultura Ltda., a unidade industrial de processamento de pescados em Aparecida do Taboado será inaugurada oficialmente no mês de abril. É a quinta unidade da Geneseas, que tem filiais na cidade de São Paulo, São José do Rio Preto, Promissão e Santa Fé do Sul. Nessas unidades, funcionam tanques de produção de alevinos, engorda, processamento e distribuição de pescados ‘cultivados’.
    O Gerente Industrial, Gerlúcio Flávio de Sena Neri, informou que essa semana começou a fase de teste dos equipamentos para fazer o processamento dos peixes. “Atualmente estamos produzindo em torno de quatro toneladas de peixe, mas a expectativa é que até o final do ano seja em torno de 45 toneladas/dia”, adiantou.
    Nesse primeiro momento a empresa já conta com 66 funcionários, até dezembro mais 50 serão contratados. “Quando a unidade estiver com total capacidade será gerado uma média de 250 empregos diretos no processamento de peixes”, informou Gerlúcio.
    Em Aparecida do Taboado a unidade vai processar tilápia, que está sendo adquirida dos piscicultores locais, além do Salmão que vem do Chile. “Temos muitos piscicultores no município, além disso, a empresa tem o sistema de cria e engorda realizado em tanques-rede ou gaiolas flutuantes, com alta renovação de água, aproveitando o leito do rio Paraná”, falou o Gerente Industrial.
    O Frigorífico trabalha com peixe fresco, congelado, filé, e inteiro. A Geneseas fornece seus produtos para São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e iniciará Mato Grosso do Sul. A distribuição está mais concentrada no Estado de São Paulo. O frigorífico também exporta peixe fresco para os Estados Unidos e Europa, transportado via área.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog