O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, tomou conhecimento do estudo desenvolvido pelo Concen – Conselho Regional dos Consumidores de Energia Elétrica da Área de Concessão da Energisa/MS. Os resultados mostram a viabilidade na utilização de placas de energia solar gerada pelas placas fotovoltaicas e injetada na rede em Mato Grosso do Sul.
Para o presidente do Sistema Famasul, o método já utilizado em outros Estados, é uma alternativa viável, com ganhos para os dois lados. “Os cases analisados no estudo comprovam a eficiência na utilização de energia solar e nos faz pensar que esta é uma opção para produtores rurais do Estado, principalmente agricultores e avicultores”, analisa Saito.
Além de Saito, participam da apresentação o presidente da Fecomercio/MS – Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Edison Araújo; Regiane Dede Oliveira; a presidente do Concen, Rosimeire Cecília da Costa; o diretor regional do Senai, Jesner Escandolhero e Hildo D'Oliveira Mariano, coordenador do Programa Senai do Sistema Energético. A apresentação foi feita pela engenheira eletricista, Inez Lino Recalde.
Os números mostram os benefícios em o Estado aderir ao convênio Confaz 16/2015, para isenção de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a energia gerada pelas placas. “Nossos estudos comprovam que, além de arrecadar mais sobre os equipamentos, haverá maior adesão ao uso dos fotovoltaicos e não haverá perdas aos cofres públicos, justamente o contrário”, explica Rosimeire, presidente do Concen.
Mais Recente de Blog
Aparecida do Taboado tem muitos motivos para se orgulhar. Os atletas do município deram um verdadeiro
A segunda parcela do décimo terceiro salário deve ser depositada a 95,3 milhões de brasileiros até
A Casa do Trabalhador de Aparecida do Taboado conta atualmente com 72 vagas de emprego disponíveis,
Na madrugada de domingo, 14 de dezembro de 2025, uma ação da Polícia Militar Ambiental resgatou


