A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, por intermédio do presidente deputado Junior Mochi (PMDB) participou da cerimônia de Premiação Estadual do IX Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor e de celebração aos Atores do Desenvolvimento. O prêmio é um reconhecimento aos gestores públicos que implementaram projetos para promover o desenvolvimento dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública.
“É muito importante a parceira do Sebrae de estar junto aos municípios e se colocar como parceiro para através da inovação e do empreendedorismo despertar a atenção dos cidadãos para que juntos possamos somarmos esforços a criatividade de cada um, mas acima de tudo que com a capacidade de trabalho possamos vencer as dificuldades e a crise. E eu venho trazer aqui o apoio da Assembleia Legislativa e de todos os parlamentares a todas as iniciativas que digam respeito a melhoria das condições da qualidade de vida da nossa gente, iniciativas estas que geram mais emprego e renda para nosso Estado”, destacou Mochi.
O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Fecomécio), Edson Araújo ressaltou a importância dos projetos apresentados. “São exemplos bem sucedidos, de utilidade pública que fazem a diferença em seus municípios”.
Já o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou que ações como estas complementam para o crescimento de Mato Grosso do Sul. “Não é um momento de disputa, mas uma oportunidade de motivação. São ações criativas que ajudam e muito os municípios de todo nosso Estado”, acrescentou o governador.
Prefeito Empreendedor
Concorreram na etapa MS do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 23 municípios nas seguintes categorias: Melhor Projeto; Implementação e Institucionalização da Lei Geral; Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Desburocratização e Formalização; Pequenos Negócios no Campo; Inovação e Sustentabilidade. Os municípios que inscreveram seus projetos foram: Amambai, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bodoquena, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Jardim, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sonora e Taquarussu.
Os ganhadores participam ainda neste ano da etapa nacional. Quem vencer a concorrência em Brasília com outros estados da federação integrará missão técnica internacional para conhecer realidades de administrações inovadoras, criativas e eficazes de apoio do poder público aos pequenos negócios. A ideia é que essas experiências sirvam de modelo para que sejam replicadas nos respectivos municípios.
Atores do Desenvolvimento
O Prêmio Atores do Desenvolvimento foi idealizado para incentivar os municípios a dar atenção especial à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. São premiados aqueles que mais compraram de microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas por meio de licitações específicas para este público.
Premiados
Roberto Hashioka (PMDB), prefeito de Nova Andradina na categoria Melhor Projeto, categoria Inovação e Sustentabilidade, recebeu o troféu Atores do Desenvolvimento; Luiz Felipe Barreto de Magalhães (DEM), prefeito de Chapadão do Sul na categoria Lei Geral Implementada; Léo Mattos (PSD), prefeito de Naviraí , na categoria Compras Governamentais; Paulo Duarte (PDT), prefeito de Corumbá na categoria Desburocratização e Rogério Rosalim (PMDB), prefeito de Figueirão na categoria Pequenos Negócios no Campo
Assinatura
Durante a cerimônia de premiação foi assinado um Termo de Cooperação de Fomento às Compras Públicas, entre Sebrae, Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Governo do Estado e Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul-Geral (Assomasul). O acordo prevê união de esforços e fomento à aplicação do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte nos municípios sul-mato-grossenses.