Aparecida do Taboado (MS) – A força e o castigo dão lugar à inteligência e à confiança. Esta é a base do curso de Doma Racional de Equídeos que o Sindicato Rural, em Parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural -, promoveu no período de 28 de março a 1º de abril, para 11 participantes, no Recinto de Leiloes do Sindicato.
Segundo o instrutor do SENAR, Antônio Carlos da Silva, o objetivo do curso é mudar a maneira violenta que alguns produtores ainda utilizam para domesticar o animal, capacitando-os para que trabalhem de forma mais suave, segura e precisa com o cavalo. “Durante a capacitação foi mostrado que existem outras maneiras de domar o animal sem ter que usar força ou violência”, destacou.
O instrutor contou quais são os requisitos básicos para obter sucesso na relação com animais arredios: “Seja suave, não bata no animal, apenas repreenda. Aposente o chicote e nunca use de violência. Faça com que o cavalo fique seu amigo. Com animais arredios você precisa ser sensível, respeitoso, paciente e persistente”.
A capacitação incluiu informações gerais sobre o manejo do animal, desde aspectos da fisiologia, alimentação, saúde, higiene, cascos, entre outros.
Mais Recente de Blog
Já tem programação para o final de semana? O Costa Leste News preparou uma agenda com
Aparecida do Taboado se prepara para fechar o ano com estilo, reunindo dois eventos de sucesso
Aparecida do Taboado foi contemplada com um convênio de R$ 984 mil, viabilizado pelo programa “MS
O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe