/

Diretor do Sistema Famasul destaca fortalecimento do setor devido à pesquisa no Fórum Soja Brasil

4 minutos de leitura

    A relevância da união dos produtores rurais e o fortalecimento do setor, por intermédio da ciência, da inovação e da pesquisa, foram destacadas pelo diretor tesoureiro do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Luis Alberto Moraes Novaes, durante o Fórum Soja Brasil, realizado na última quinta-feira (07), no Sindicato Rural de Maracaju.
    O projeto é realizado pelo Canal Rural, pelas Associações dos Produtores de Soja do Brasil -Aprosoja Brasil e de Mato Grosso do Sul  – Aprosoja/MS e pelo Senar/MS  – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul. Apoiaram  o evento  o Sistema Famasul, o Sindicato Rural de Maracaju e a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
    Para o diretor tesoureiro da instituição, o evento consolida o desenvolvimento da agropecuária do Estado, unido e atuante. "Um país é tão mais forte quanto forem as suas instituições", salientou o representante do Sistema Famasul, conhecido como Mandi, que é também presidente da Fundação MS e da Sulcanas – Associação dos Fornecedores de Cana-de-açúcar de MS. "O momento não é do grande, nem do pequeno e sim dos eficiente", avalia o dirigente, citando uma frase dita pelo Mestre e Professor Doutor em Economia Aplicada da Esalq/USP, Sérgio de Zen e dando ênfase ao perfil empreendedor do produtor.
    Durante o evento, o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, falou sobre o desempenho do agricultor sul-mato-grossense na última safra. "Mato Grosso do Sul é o Estado da soja. Vamos colher na safra atual 7,5 milhões de toneladas, em uma área de 2 milhões de hectares, mesmo diante de todas as adversidades climáticas", reforçou Bortolotto ao enfatizar que a gestão administrativa é o melhor caminho para aumenta da rentabilidade do produtor. "Aproveitar as oportunidades e avaliar os riscos, por intermédio da informação", aconselha.
    Do mesmo modo, o presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Juliano Schmaedecke, reforçou como o modelo de gerenciamento modifica o patamar rural. "Maracaju se destaca no cenário estadual e, principalmente, nacional, se posicionando como maior produtor de soja e de milho no Estado. Mérito do trabalho desenvolvido no campo, onde a gestão é a palavra de ordem".
    Em seu discurso, o secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, também destacou como eventos como Fórum Soja Brasil está modificando o cenário agropecuário do Estado. "Tão importante quanto o fertilizante, a semente e o clima, a informação é, com certeza, o insumo mais importante".
    Muito emocionado, o presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, que se despede do cargo de presidente da instituição, falou sobre o evento e sobre a união do setor. "Viajei por todo o País, estive em alguns rincões do Brasil e sempre fui muito bem recebido pelos produtores".
    Palestras – O Fórum Soja Brasil apresentou especialistas para falar sobre o cenário econômico e as condições climáticas.
    A primeira palestra foi ministrada pelo meteorologista  Celso Oliveira, da Somar Meteorologia. Ele abordou questões ligadas aos fenômenos El Niño e La Niña: Prognósticos do Clima para Mato Grosso do Sul. "Vivemos este ano um dos 'El Niño' mais fortes registrados.  A previsão é que nos próximos dias tenhamos, na região Central do Brasil, tempo seco e temperaturas elevadas, salientou Oliveira, projetando uma onde de frio na segunda quinzena de maio. "Um final de inverno chuvoso pode prejudicar a colheita de milho.
    A segunda palestra foi proferida pelo consultor Ivan Wedekin, engenheiro Agrônomo e diretor da Wedekin Consultores, que falou  sobre as perspectivas econômicas para a Safra 2016/2017."Vivemos a maior recessão da história econômica do Brasil", citou o especialista indicando uma inflação de quase 11% em 2015 e de 7,3% prevista para 2016.
    Wedekin reforçou que a agropecuária é o setor que ainda cresce no Brasil, apesar da crise. "Apresentamos recordes na produção e nos consolidamos como exportador de carnes. Respondendo por 40% do mercado mundial de frango, 25% nas vendas de carne bovina, sendo o terceiro maior exportador de carne suína. Além disso, é responsável por 50% pelos embarques mundiais de açúcar e 80% de suco de laranja".
    O clima festivo, com a presença de mais de 400 pessoas, marcou com a premiação dos ganhadores do Concurso Cultural Personagem Soja Brasil. O pesquisador Carlos Alberto Arrabal, da Embrapa Soja, foi premiado na categoria Pesquisador. Nas categoria Produtor Rural, o homenageado foi o agricultor de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, Mauricio de Bortolli e na Votação Popular,  o sojicultor deRio verde/GO,  José Roberto Brucelli, foi o premiado.
    A cerimônia contou com show do sertanejo Rodrigo Freitas. Além das lideranças citadas, também participaram do evento, o prefeito municipal, Maurílio Azambuja e o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcio Damália e a diretora executiva do conselho de informações sobre biotecnologia, CIB, Adriana Brondani. O fórum foi apresentado pelo jornalista João Batisti Olivi, que homenageou os colegas de trabalho presentes no evento pela data comemorativa da profissão.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog