Palestra, apresentação de catira e roda de viola. Estas foram as atividades propostas aos alunos da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado na quarta-feira (20/04), quando Airton Peão, Airton José Martins, falou sobre a experiência nos rodeios e Sr. Naim , Anain Alves de Souza, Criador da Escolinha de Catira apresentou a dança.
Para a diretora da escola Silvia Lúcia Bernardes Watanabe a presença dos convidados animou os alunos. “Proporcionar momentos como este , envolvendo a cultura , tradição e criatividade da nossa cidade , traz aos nossos alunos , o conhecimento , o respeito por pessoas que sempre acreditaram nas tradições e defendem a cultura de Aparecida do Taboado , certamente o senhor Airton Peão e o senhor Naim construíram a história da cidade de Aparecida do Taboado”, declarou.
Anain Alves de Souza disse que é grande a satisfação de ter participado das atividades. “É grande a satisfação poder compartilhar sobre a cultura e a história da dança catira, e estou à disposição para estar aqui na escola para formar um novo grupo de catireiros do Sesi”, declarou.
Já Airton José Martins disse que a iniciativa foi uma excelente oportunidade de compartilhar a história de vida com os alunos. “É uma grande satisfação a oportunidade de compartilhar com todas essas crianças sobre a minha história no mundo do rodeio, sobre essa cultura que é tão forte em nossa cidade, e também sobre a montaria não só em cavalos, mas também em touros. Mesmo que muitas características da Festa do peão foram mudadas acredito que o peão sem o público não é nada”, disse.
O aluno do Ensino Médio, José Alves de Lima disse que a explicação sobre o rodeio foi momento de grande aprendizado. “A explicação sobre o rodeio foi um momento cheio de informações com várias experiências compartilhadas do Airton Peão sobre a festa do peão no passado. Também tivemos uma apresentação da dança catira que é uma dança muito bonita e agradável de ver”, disse o aluno do Ensino Médio, José Alves de Lima.
Para a aluna Anna Júlia Farias Azambuja, do 6º ano, o dia foi de descobertas. “Foi bem legal saber mais sobre a festa do peão que é uma festa que comemoramos anualmente, mas muitas vezes não sabemos como tudo começou. O peão Airton é grande pioneiro e o senhor “Nain” nos mostrou a dança catira, foi bem divertido cantar na roda de viola que fizemos depois da palestra”, disse.