A XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios promoveu na terça-feira (10), uma arena temática para dar um panorama da situação fiscal do país aos gestores municipais. Com o nome A Crise Fiscal Brasileira, o tema foi abordado pelo pesquisador do Instituto de Pesquisa de Economia Aplicada (Ipea) Sérgio Gobetti e pelo presidente do Instituto Democracia Ativa, José Alves Filho.
Primeiro a fazer exposição, Gobetti iniciou sua apresentação ao indagar o que provocou a tão falada crise econômica que o país enfrenta atualmente. Segundo ele, uma das causas da situação corrente é a crise fiscal, a qual já se arrasta ao longo de vários anos.
O especialista seguiu explicando que ela se levanta em cima de dois pilares, o estrutural e o conjuntural. O primeiro diz respeito ao orçamento da União, disputado por grupos de interesses diversos, a um modelo federativo competitivo entre os entes e idiossincrasias brasileiras, como as taxas de juros. O resultado da crise estrutural é um país com entes federados desunidos e em prejuízo. “O país é incapaz de discutir o que de fato é o melhor a ser feito”, afirmou.
Já a questão conjuntural compreende uma desaceleração recente da economia, principalmente nos anos de 2015 e 2014. “Temos um processo histórico em que o gasto público cresce mais que o PIB. Obviamente isso não é sustentado por muito tempo”, disse Gobetti.
A crise em números
Ainda na sua explanação, Gobetti mostrou que, desde 1999, a taxa média de despesa pública foi 3,2% acima da inflação. Restringindo os gastos aos Municípios, a despesa municipal cresceu 4% acima da inflação desde 2009. Essa situação se agrava quando somadas “a transferências federais completamente estagnadas.”
Mais Recente de Blog
Uma jovem de 19 anos foi vítima de violência doméstica na noite da última sexta-feira (10),
A Prefeitura de Inocência, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, participou do Encadear Summit,
A Casa do Trabalhador de Aparecida do Taboado conta atualmente com 56 vagas de emprego disponíveis,
Na manhã desta sexta-feira, 11 de julho, o Governo Municipal de Aparecida do Taboado realizou a
A solidariedade pode transformar vidas, e com esse propósito a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS),


