Como parte da programação de “Maio – Mês da Indústria”, o Senai lança, nesta terça-feira (17/05), às 8h30, no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), o PSLR (Programa Senai de Logística Reversa), que vai elaborar os planos de logística reversa para as indústrias de Mato Grosso do Sul. O Programa de Logística Reversa – processo de retorno de produtos, embalagens ou materiais para os locais onde foram fabricados, envolvendo todos os elos da cadeia produtiva – tem como foco o atendimento das empresas na adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal nº 12.305/2010.
Segundo o diretor-técnico do Senai, Gilberto Evídio Schaedler, o Programa vai elaborar planos de logística reversa dentro da realidade de cada segmento da indústria, observando as exigências legais pertinentes. “A adesão permitirá o cumprimento de suas obrigações legais, agregando competitividade aos produtos, bem como desempenhando suas responsabilidades socioambientais”, declarou, ressaltando que nesta terça-feira se comemora o Dia Mundial da Reciclagem.
Gilberto Schaedler destaca ainda as vantagens para as empresas participarem da logística reversa. “Atendimento à legislação ambiental, de forma organizada e planejada, dando tratamento aos passivos ambientais, além de redução de custos, diferencial na imagem corporativa da empresa e geração de empregos e novas oportunidades de negócios”, pontuou.
Ele completa que são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes dos produtos agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, lâmpadas fluorescentes, de vapor, de sódio e mercúrio de luz mista, pilhas e baterias, pneus, produtos eletroeletrônicos e seus componentes, óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens, embalagens plásticas, metálicas, de vidro ou de outros produtos.
Serviço – O Edifício Casa da Indústria fica na Avenida Afonso Pena, 1.206, Bairro Amambaí, em Campo Grande
Mais Recente de Blog
O circo “Mundo Mágico”, idealizado pela cantora Simony, desembarca em Aparecida do Taboado na próxima sexta-feira
Entre os dias 04 e 06 de março, representantes da Bello Alimentos estiveram presentes na Expo
As obras para a construção da terceira faixa e de marginais na rodovia Washington Luis (SP
A ampliação dos serviços dos Correios em Selvíria foi tema de reunião na Prefeitura nesta quinta-feira,
A terceira edição da FEMEI (Feira das Mulheres Empreendedoras de Inocência) aconteceu no dia 08 de