Aparecida do Taboado (MS) – A carne de frango já foi vista como artigo de luxo. Porém, a criação das aves não tinha nenhum preparo. Elas eram criadas soltas e sem preocupação com instalações ou equipamentos específicos. Com o passar do tempo, a avicultura foi ganhando importância e se aprimorando até se transformar no que conhecemos hoje. Outro detalhe é o amadurecimento do mercado consumidor, que exige um produto de boa qualidade e que facilite o dia-a-dia.
Observando esse panorama, o Sindicato Rural, em parceria com o Sistema Famasul, disponibilizou no período de 18 e 19 de maio, o curso ‘Processamento Caseiro de Carne de Frango’ para 12 participantes.
A Instrutora e Economista Doméstica, Eunice Ramalho, informou que, durante a capacitação, foi passado às participantes como é feito para desossar o frango. “Foram ensinadas duas formas de fazer a desossa do frango, sendo ele inteiro e em manta; com o frango inteiro é possível rechear e fazer assado; já em manta se faz um delicioso rocambole”, contou Eunice. “Além dessas duas dicas, foi passado às alunas como fazer o frango de várias formas; com a coxinha e asa pode ser feita a tulipa; a coxa desossada pode-se fazer recheada e assada; o peito pode ser feito como isca, já ele moído dá para preparar hambúrguer e linguiça”, detalhou a instrutora. No total, as alunas aprenderam a preparar nove receitas diferentes.
Ela explicou que o curso é uma ótima forma de agregar valor à produção e variar a alimentação da família. “Muitos produtores rurais são criadores da ave e até mesmo comercializam, e com o curso eles vão aprender como agregar mais valor à ave e, consequentemente, aumentar a renda da família. O processamento da carne de frango pode ser um ótimo negócio, tanto para o criador de aves quanto para quem deseja ter um negócio próprio”, ressaltou Eunice.
De acordo com a instrutora, o Brasil é um dos maiores produtores mundial de carne de frango e também um dos maiores consumidores, já que a carne de frango é uma das proteínas mais baratas encontradas no mercado. “A proteína é um nutriente que não pode faltar na alimentação diária, e o curso apresenta várias formas de oferecer a carne de frango para a família, sem ficar repetitivo”.
Foi pensando nisso que a aluna Maria Gomes resolveu fazer o curso. “O frango é uma carne facilmente encontrada e muitas vezes não sabemos como aproveitar tudo que ele oferece. Mas, com essa capacitação, aprendemos várias madeiras de preparar a carne, que fica uma delícia. Tenho certeza de que a aminha família vai aproveitar todos os pratos”, garante.
Já Arilda Aparecida Fagundes viu no curso uma oportunidade de aumentar a renda da sua família. “Trabalho na Feira do Produtor Rural vendendo produtos derivados do polvilho, mas no meio da semana a saída é muito pouca, já que os aparecidenses procuram o local para jantar. Se minha inscrição permitir, quero começar a vender pratos à base de frango e aos domingos, continuar com os biscoitos e rosca. Isso seria um ótimo incremento na renda”, analisa ela.
O Sindicato Rural tem uma ampla agenda de cursos ao longo do ano. Para saber mais a respeito entre em contato pelo telefone (67) 3565-1288.
Mais Recente de Blog
Já tem programação para o final de semana? O Costa Leste News preparou uma agenda com
Aparecida do Taboado se prepara para fechar o ano com estilo, reunindo dois eventos de sucesso
Aparecida do Taboado foi contemplada com um convênio de R$ 984 mil, viabilizado pelo programa “MS
O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe