/

Corpus Christ é lembrado com missa e procissão em Aparecida do Taboado

2 minutos de leitura

    Aparecida do Taboado (MS) – Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Foi com este propósito que na noite de quinta-feira, 26, foi celebrada a data com uma missa solene e procissão no Santuário Diocesano Nossa Senhora, em Aparecida do Taboado.
    Com a igreja lotada, a celebração foi feita pelo padre Ivanilton Ferreira, que também fez a renovação de votos dos ministros, iniciação de coroinhas e apresentação de acólitos (aquele que na celebração da liturgia segue outras pessoas, para servir e ajudar). “Para muita gente hoje é meramente um feriado, mas para nós católicos mais do que isso, muitas vezes mais, hoje é o dia que nós celebramos aquela festa que não é possível ser comemorada com tanta intensidade na quinta-feira santa. A missa de hoje, na verdade é um eco daquela missa da quinta-feira santa”, falou o padre durante a palavra.
    Padre Ivanilton ressaltou que a festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
    “Nós deixamos um dia do ano para dedicar, mais uma vez, solenemente, publicamente, a nossa devoção e eucaristia. É o dia em que nós apresentamos ao Senhor a nossa fé e devoção a Santa Eucaristia, por isso que hoje é um dia muito especial, saímos em procissão para celebrar publicamente o amor de Jesus. É um memorial da nossa salvação, que nos faz recordar o sacrifício de Jesus por nós”, disse.
    Os ministros foram convidados para o altar para renovar os votos. O padre convidou o ministro Welinton Marques para perguntar se podia renovar o Ministério. “Padre, todos os ministros que estão aqui são muito queridos nas comunidades que eles participam. São bem acolhidos, são bem vistos onde trabalham. Eu acredito que eles estão preparados”, respondeu o ministro.
    Do mesmo modo, durante o encontro de preparação e formação de coroinhas e apresentação de acólitos, as crianças e adolescentes foram apresentadas à igreja. “Após o período de preparação exigido para exercer o Ministério, podemos afirmar que eles estão aptos a desempenhar o serviço de acólitos e coroinhas e outros já estão aqui para também renovar este compromisso, pois demonstram consciência, maturidade, dedicação e zelo pela Eucaristia e demais serviços da comunidade”, declarou Cássia Carvalho Lopes, uma das responsáveis pela preparação de coroinhas e acólitos.
    Após a missa, os fiéis saíram em procissão pelas ruas da cidade, com velas acesas em oração. Três paradas foram organizadas para que o Santíssimo fosse exposto e fizessem oração em memória ao corpo e sangue de Cristo. Após a procissão todos voltaram para a igreja, para receber o Santíssimo no altar e a bênção final.

Fotos edição:

Fotos: Luana Chaves

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog