Depois de 15 meses seguidos de queda, o Brasil voltou a crescer em abril. Os dados, segundo um levantamento do Banco Central conhecido popularmente como a “prévia do PIB”, sugerem que, apesar de ser um avanço ainda pequeno, esse pode ser o começo de uma retomada.
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta quinta-feira (16), mostra que, na comparação com março, o Brasil cresceu 0,03%. O último dado positivo nessa base de comparação havia sido registrado em dezembro de 2014, uma alta de 0,54%.
Essa pesquisa do BC tenta antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) para que a diretoria da instituição possa tomar decisões e definir suas estratégias de combate à alta dos preços.
O resultado também quebra uma sequência de meses de abril no negativo. A última vez que o País havia registrado um resultado positivo no mês havia sido em 2013, quando houve crescimento de 0,77%.
Para entender
O IBC-Br foi criado como uma espécie de indicador antecedente do PIB que ajuda o Banco Central a tomar decisões. Se o Brasil cresce menos, teoricamente há também menos inflação e se abre espaço para não subir tanto os juros.
Se o País cresce muito, dependendo das condições econômicas, pode haver pressão sobre o custo de vida e, neste caso, o BC pode ver a necessidade de aumentar a taxa básica (Selic).
As decisões da instituição, no entanto, levam em conta um grande volume de informações, não apenas o IBC-Br.
Esse indicador é calculado com base na evolução da riqueza gerada pela agricultura, indústria e serviços. Mas para se chegar ao número final, o BC leva em conta pelo menos 16 pesquisas, tanto do IBGE quanto de outras instituições.
Mais Recente de Blog
Há pensamentos que não querem ser entendidos, apenas sentidos. Eles nascem no silêncio, onde o mundo
A sensei Lilian Queiroz, professora da escola de karatê Keirós, conquistou a medalha de bronze na
Chegou a hora de dar o destino correto aos resíduos volumosos e contribuir para uma cidade
Na primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada no dia 2 de fevereiro de 2026, o vereador Gilsinho do
Durante a primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de 2026, realizada no dia 2 de fevereiro, o vereador Jucleber

