Aparecida do Taboado (MS) – Cuidar do índice de inadimplência é uma forma de manter as finanças do negócio em dia. Pensando nisso a Associação Comercial (ACIAT), em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Sala do Empreendedor e Prefeitura Municipal, realizou na noite de quinta-feira, dia 15, a Oficina: Diálogo Empresarial Inadimplência, para os empresários da cidade.
A oficina foi ministrada pela Administradora e Consultora do SEBRAE, Luciane Gomes Lima, que apresentou aos empresários, alternativas para que o número de inadimplência tenha uma redução e como evitar. “Uma dica importante é vender o máximo possível via cartão de crédito ou debito, pois é um meio seguro de recebimento; alguns empresários acham que não é lucrativo, pois as taxas do cartão são altas; mas ele vai ter certeza que vai receber, isso tem que ser revisto”, destacou a consultora. “Outra dica importante é evitar o máximo carteira e ficha; ao fazer o boleto, preencher todos os dados corretos e verificar se a pessoa é idônea e se não está com o nome negativado, pois, dessa forma, terá mais segurança”.
Mesmo tomando todas as precauções, fazendo um cadastro completo dos clientes e adotando uma política de crédito adequada para as vendas a prazo, alguns clientes acabam atrasando o pagamento de suas prestações. “O empreendedor que decide efetuar vendas a prazo deve definir os procedimentos de cobrança que deverão ser adotados tão logo ocorra a inadimplência. O primeiro passo é uma negociação da dívida com o cliente; caso não surja o efeito desejado, o empresário tem que iniciar prontamente o processo de cobrança, para receber os recursos financeiros em atraso, a fim de preservar a saúde financeira da empresa”, explicou Luciane.
O número de inadimplentes atingiu a maior marca desde 2012, segundo levantamento feito em conjunto pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Os devedores há mais de 90 dias correspondem a 14% da população com mais de 18 anos, do total de inadimplentes que ganham até dois salários mínimos estão 77,2% dos brasileiros. Por região, o Nordeste aparece com o maior número absoluto (15,7 milhões). Nesta região, o total de devedores em atraso vem crescendo há oito meses consecutivos e está 8,09% superior ao mesmo mês do ano passado. Na região Centro-Oeste houve aumento de 4,64%, no Norte (4,23%) e no Sul (3,10%).
Na avaliação da consultora Luciane, o aumento da inadimplência se deve à crise econômica. É uma situação que “reflete o aumento do desemprego e da inflação em alta, que corrói o poder de compra”, disse ela. A administradora observou ainda que, “em tempos de bonança, quando há maior oferta de crédito, há também um crescimento da inadimplência, mas acompanhado de mais crédito e de consumo, fato que agora ocorre inversamente, com restrição ao crédito e menos consumo”.
Conforme Dulce Lima, Agente de Desenvolvimento/SEBRAE, a oficina foi realizada para orientar os empresários de Aparecida do Taboado para tomarem alguns cuidados ao realizar vendas a prazo. “Esperamos que os empresários possam sanar algumas falhas ao realizar vendas a prazo; a oficina trouxe orientações práticas e abordou metodologias de análise de concessão de crédito, que permitem a realização de vendas a prazo mais seguras”.
Dulce informou que já estão previstas novas ações direcionadas aos empresários de Aparecida do Taboado para os próximos meses.
Mais Recente de Blog
A Prefeitura de Selvíria, por meio da Secretaria de Educação, fará processo seletivo para a formação
Desde dezembro do ano passado, está em funcionamento uma ferramenta na Delegacia Virtual que permite a
A Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado publicou o Edital de nº 01/2025, de 17 de
Nesta sexta-feira (17) a previsão é de chuva em diferentes regiões do Estado. As temperaturas continuam