Quase 60% da safra de milho safrinha, que ainda está sendo colhida, já foi comercializada pelos produtores de Mato Grosso do Sul. Na safra passada, nesta mesma época, o percentual somava 42,5%. De acordo com informações da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul).
Até agora, apenas 14,8% da área plantada com milho segunda safra foi colhida no Estado, em média. Na região norte, o índice é maior com 17% da lavoura colhida e na região central menor, onde apenas 9,9% da área foi colhida pelos produtores. Na região sul, o índice chega a 16%.
Ainda segundo informações da Aprosoja, o Estado tem 1,740 milhão de hectares plantados com milho nesta safra 2015/16 e a estimativa é de colher 6,2 milhões de toneladas, com produtividade média de 59,9 sc/ha.
Em relação à safra de milho 2014/15, a previsão é de queda de 31,83% na produção, uma vez que o Estado produziu 9,1 milhões de toneladas na última safra. A redução é ainda maior no quesito produtividade e chega a 32,16%, já que na safra de milho 2014/15 foi alcançada média de 88,3 sacas por hectare.
A queda acentuada na estimativa de produtividade se deve a fatores climáticos, principalmente a ocorrência recente de geadas em diferentes pontos de Mato Grosso do Sul.
Esse fenômeno pode ter impactado diretamente 208 mil hectares de plantações de milho segunda safra, principalmente em municípios do extremo sul do Estado, como Laguna Carapã, Ponta Porã, Amambai, Caarapó, Antônio João, Aral Moreira, e ainda municípios do centro-sul, como Sidrolândia e Rio Brilhante.
Mais Recente de Blog
Já tem programação para o final de semana? O Costa Leste News preparou uma agenda com
Aparecida do Taboado se prepara para fechar o ano com estilo, reunindo dois eventos de sucesso
Aparecida do Taboado foi contemplada com um convênio de R$ 984 mil, viabilizado pelo programa “MS
O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe