/

Atuação eficiente do produtor rural é destaque na posse da Associação Novilho Precoce MS

2 minutos de leitura

    “O desenvolvimento da pecuária de corte em Mato Grosso do Sul já está consolidado da ‘porteira para dentro’, devido ao perfil empreendedor do produtor rural e à educação no campo”. A afirmação foi feita pelo presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, durante a cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Novilho Precoce, realizada nesta segunda-feira (15). Na gestão que vai até 2018, Nedson Rodrigues Pereira comandará a instituição.
    Segundo Saito, a adesão a novas tecnologias e à informação proporcionou ao setor produtivo destaque no cenário nacional. “O compartilhamento de conhecimento é um dos pilares do Sistema Famasul. Em 2016, a expectativa é capacitar 150 mil pessoas por intermédio dos cursos do Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural e o programa Agrinho é o caminho para unir o campo e a cidade”.
    Após quatro anos à frente da instituição, Carlos Furlan entregou o bastão da presidência a Pereira. Em seu discurso, ele reforçou o fortalecimento das parcerias com as redes de supermercados que, em sua avaliação, possibilitam o ganho e a potencialização na comercialização dos animais.  "Eu tenho muito orgulho e alegria de entregar a presidência de uma das entidades mais importantes da pecuária de Mato Grosso do Sul ao nosso amigo Nedson”.
    Já Pereira falou do setor pecuário que apresenta desenvolvimento contínuo ao longo dos anos.  "É uma honra estar à frente mais uma vez dessa associação, mesmo tendo presidido anteriormente, com certeza agora é um novo desafio. Recordo-me que, há dez anos, em 2006, quando estava na presidência, refleti sobre a falta de parcerias. Hoje ainda temos esse desafio, mas vejo que o diálogo aumentou. É preciso buscar os mercados", acrescentou.
    Sobre a nova diretoria de uma das principais instituições representativas do setor, Saito salientou a experiência do atual dirigente. “A maturidade da Associação, que chega aos seus 18 anos de fundação, é relevante por proporcionar desenvolvimento ao setor. Temos que pensar para frente e contribuir com as mudanças da ‘porteira para fora’”.
    O secretário de Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, falou sobre a pecuária sul-mato-grossense e a relevância da união do setor produtivo. “Em 98 conheci a associação que se destaca pelas ações em relação às Boas Práticas Agropecuárias. Hoje, com 18 anos, temos com a instituição uma conversa muito aberta, como deve ser”.
    Além das lideranças já citadas, também participaram do evento, o vice-presidente do Sistema Famasul, Nilton Pickler, o diretor tesoureiro da Federação, Luis Alberto Novaes Moraes, o diretor executivo, Lucas Galvan, o deputado estadual, Beto Pereira, o secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, o Superintendente Federal de Agricultura no Mato Grosso do Sul, Orlando Baez, o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, entre outros representantes rurais e políticos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog